Brumado, cidade de todas as gentes

Homenagem ao Aniversário de Brumado pelos seus 143 ANOS de independência política.

Brumado, com sua importância sociopolítica, uma economia robustecida pelas indústrias mineradoras e outras de ramos diversificados, comércio varejista bastante desenvolvido, situação geográfica estratégica, bem-servida de meios de transportes e comunicações, permitindo acesso fácil aos diversos pontos do país, energia elétrica abundante, água de qualidade, rede hoteleira, clínicas diversas, hospital  publico e  particulares,  rede de educandários nos diversos níveis, faculdades, ainda que incipientes.

Facilidade  de empregos e oportunidades de crescimento pessoal e empresarial, por tudo isso,  detém o status de uma das melhores cidades do sudoeste baiano. Brumado ainda é uma ótima opção para se viver bem.

A 34ª Cia Independente da Polícia Militar e a Polícia Civil executam e desenvolvem serviços de prevenção ostensivos em nosso município, combatendo a criminalidade violenta, assaltos à mão armada e roubos. Tais ocorrências se revestem de crueldade, tirando o sossego dos indivíduos, na cidade e na zona rural. Tudo sob o controle policial que desenvolve um trabalho preventivo e repressivo contra a marginalidade, de suma importância para o município.

Polo industrial do minério, muitas pessoas de outras cidades e estados migraram ou migram para cá, em busca de dias melhores e oportunidades de trabalho – perspectivas que vislumbram bem-estar social – e aqui são recebidas de braços abertos pelo povo acolhedor, de índole ordeira, pacífica e de comportamento harmonioso. Esse clima salutar proporciona aos adventícios o campo ideal para implantarem e desenvolverem os seus projetos e objetivos socioeconômicos e educacionais, planejamento do futuro familiar, progresso e crescimento pessoal, tornando-se brumadenses por opção e/ou por adoção.

Aqui, os adventícios fincam raízes, criam e ou constituiram famílias e dão a sua contribuição destacando-se nas diversas áreas: na saúde, na educação, no comércio, na agropecuária, na indústria e serviços, no jornalismo e comunicações, no campo profissional autônomo e liberal, que desenvolvem como cidadãos honrados e trabalhadores, enfim, nas mais diversas atividades das relações pessoais e humanas. Portanto, Brumado, cuja maioria dos cidadãos é de imigrantes que engrossam o contingente populacional da cidade, trazem suas experiências, conhecimentos e a força do seu trabalho, produzindo diversidade de culturas e gerando riquezas de que o município não pode prescindir para o seu desenvolvimento. Brumado tornou-se então, uma cidade cosmopolita.

Brumado agradece aos seus imigrantes que compartilham com o seu povo, e fazem parte da comunidade que tem orgulho de tê-los acolhido.  Juntos com os naturais do lugar, esses imigrantes constroem a pujança deste município promissor, que se tem destacado pelo dinamismo do trabalho – gente de todos os lugares irmanados no mesmo propósito, livre de preconceitos e discriminações; gente que se faz presente pelo esforço do trabalho, pela contribuição intelectual, pela grandeza vocacional artística e profissional; gente amada por esta terra abençoada por BOM JESUS.

Pelos seus atributos de empreendedores, a cidade tem o reconhecimento dos seus valores e a importância a ela dedicada. Devota-lhes as merecidas honras e homenagens nesta data especial do aniversário de Brumado, a cidade que adotaram para viverem em paz e harmonia com os nativos.  Ressalte-se que também é o aniversário da Academia de Letras e Artes de Brumado – ALAB que representa a cultura municipal e sua extensão com objetivos definidos para essa finalidade.

A família ‘Torres’ e seus descendentes imbuídos dos sentimentos progressistas, são empreendedores vocacionados, promoveram e promovem iniciativas socioeconômicas, políticas, culturais e administrativas nesta cidade, participando de todas elas, objetivando o progresso e o desenvolvimento do lugar. Todos os membros dos ‘Torres’ acreditaram e acreditam no potencial deste município, investiram e investem maciçamente nos seus projetos de progresso e no desenvolvimento do município, nas diversas atividades, pois que, aqui vivem e mourejam.

Ouso tomar a liberdade de, em meu nome, como Cidadão Brumadense, título, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, por indicação do vereador José de Souza Ribeiro, dizer do orgulho por estarmos partilhando com as comemorações pelo aniversário desta cidade. Prestamos  homenagens nesta data como  a melhor, a mais amada, a mais ordeira, a mais bela, a mais altaneira das cidades. Parabéns! Nossa querida Brumado! Querida, pois aqui nos completamos pela felicidade de tê-la escolhido para viver.

Parabéns, Brumado! Parabéns cidadãos brumadenses! Honremos e dignifiquemos esta terra com mais trabalho e dedicação, almejando sempre maior progresso, maior desenvolvimento com justiça e paz social, exigindo políticas públicas corretas que atendam a coletividade nas suas prioridades básicas da promoção humana.

Antônio Novais Torres

Antônio Novais Torres

ANTONIO NOVAIS TORRES, Comerciante aposentado, membro fundador da Academia de Letras e Artes de Brumado, membro do Conselho da Cidadania de Brumado, EX-membro do PMDB e PTB e membro do Conselho Editorial do JORNAL DO SUDOESTE.
Categorias