Brumado: IBGE realiza reunião de planejamento do Censo Demográfico 2020 e divulga processos seletivos

Da Redação

 

Na manhã dessa quarta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 em Brumado, com o objetivo de convidar representantes da sociedade local a prestarem sua colaboração em todas as etapas da pesquisa e atendendo, assim, aos princípios da transparência, do engajamento e da cidadania, aproximando-se da sociedade, dando maior nitidez às suas atividades e ampliando a possibilidade de apoio da comunidade local ao Censo e às pesquisas que o Instituto realiza no dia-a-dia.

O Coordenador de Área Dino Douglas Rodrigues de Aguilar apresentou aos presentes detalhes do planejamento para o Censo Demográfico 2020. Foto: Carlos Eduardo Oliveira.

Durante a reunião, que aconteceu no Auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), o Coordenador de Área Dino Douglas Rodrigues de Aguilar, acompanhado do Coordenador Censitário de Subárea (CCS) Fillipe Leandro de Queiroga Lima, informou às autoridades municipais e representantes de Associações e da sociedade civil presentes detalhes sobre como será realizado o Censo Demográfico 2020, com foco na divulgação dos dois processos seletivos que visam acrescentar ao quadro de pessoal do IBGE um expressivo contingente de contratados temporários nas funções de Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS) e recenseadores.

Com Editais divulgados desde o último dia 5, os processos seletivos estão com inscrições abertas até o próximo dia 24, no site da Cebraspe, empresa organizadora dos certames. Os interessados em exercer a função de recenseador deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 23,61. Já para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), a taxa é de R$ 35,80.

A previsão é de que as provas objetivas eliminatórias e classificatórias sejam realizadas no dia 17 de maio para a função de recenseador e no dia 24 do mesmo mês para as funções de ACM e ACS. Em Brumado, está sendo disponibilizada 1 vaga para ACM, 7 vagas para ACS e 55 para recenseador. Para atuar nas funções de ACM e ACS é necessário que o candidato tenha Ensino Médio Completo. Já no que diz respeito às vagas para recenseador, o nível de escolaridade exigido é de Ensino Fundamental Completo.

Demais detalhes sobre os processos seletivos, como conteúdos que serão cobrados nas provas, jornada de trabalho e remuneração, podem ser conferidos nos Editais, disponíveis no site da Cebraspe.

Os representantes do IBGE aproveitaram ainda para reforçar o pedido de apoio às Instituições parceiras na cessão de locais com infraestrutura adequada para a realização do treinamento das equipes que atuarão em campo. Os treinamentos estão previstos para ocorrerem entre os dias 26 de maio e 24 de julho. Dessa forma, a coleta dos dados deverá começar a ser realizada em agosto.

Também foi reforçada a necessidade da sensibilização da população para receber bem o recenseador e responder à pesquisa, já que se trata de um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal e os dados do Censo servirão como base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FMP) e para o planejamento público e privado da próxima década.

Conforme necessidade, novas reuniões poderão ser realizadas no decorrer da operação. No site do Censo Demográfico 2020, é possível obter mais informações sobre todo o processo.

 

Foto de Capa: Carlos Eduardo Oliveira.

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,