77 3441-7081 — [email protected]

Brumado recebe ações de promoção do direito ao brincar do projeto “Ser Brincante”

Cidade do interior da Bahia recebe formação do projeto “Ser Brincante”

 

Por Beatriz Maria Francischinelli

 

No próximo dia 2 o Instituto InterCement realizará o encontro de formação de turma do projeto “Ser Brincante” que  reunirá mais  de 50 profissionais do município de Brumado, no Polo da UAB. O evento desse ano tem como tema “O adulto brincante” e pretende, a partir vivências lúdicas e aprofundamento teórico, provocar os participantes a refletirem sobre o direito e a importância do brincar na vida das crianças, principalmente na primeira infância – período que compreende dos 0 aos 6 anos de idade.

A formação integra e marca o encerramento do projeto, realizado no município a partir de uma parceria entre o Instituto InterCement, d o Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e a Avante – Educação e Mobilização Social e o Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC). Ao final do dia, os profissionais apresentarão os resultados de todo o processo formativo a gestores do município e parceiros.

O projeto ‘Ser Brincante’ nasceu de um entendimento das instituições envolvidas de que a brincadeira é uma linguagem tipicamente infantil, que integra experiências da corporeidade, cognição, socialização e emoção. Neste sentido, o brincar pode ser o principal instrumento para a aprendizagem das crianças e incentivar isso é essencial.

A metodologia do projeto contemplou a realização de um seminário e cinco encontros de formação sobre o Direito ao Brincar para representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança (SGD), com o objetivo de propiciar aos profissionais uma ampliação de repertório, reflexões quanto às práticas e favorecer a implementação de ações de promoção ao brincar na rotina das instituições.

A partir de cada formação, os profissionais têm incorporado no dia a dia das organizações os aprendizados adquiridos nos encontros. “O espaço que temos em nossa escola é pequeno, mas podemos transformá-lo em um ambiente que as crianças possam brincar”, relata Alcione Silva Lima, da Escola Arminda Azevedo.

Serviço:

Quando: 2 de agosto, quinta-feira

Horário: 8 às 17h

Onde: Polo UAB – Rua Antônio C. Magalhães, S/N – Brumado/BA

Jornal do Sudoeste

Categorias