Câmara Municipal de Brumado inaugura ano legislativo com sessão solene

Na noite dessa segunda-feira, 3, a partir das 18h30, a Câmara Municipal de Brumado deu início aos trabalhos do ano legislativo de 2020 com uma sessão solene.

Na ocasião, os vereadores Edilsa Maria Teixeira – Lia Teixeira – do Espírito Santo (PDT), Edmilson – Lek Cabeleireiro – Aguiar Silva, Elias – Elias Piau – Pereira Gonçalves, Glaudson Dias Lima (PDT), Ilka Nádia Souza Vilasboas Abreu, José Carlos – José Carlos de Jonas – Marques Pessoa, José Ribeiro Neves (PT), Reinaldo – Rey de Domingão – de Almeida Brito (PSB), Wanderlei – Nem – Amorim da Silva (PDT), Girson Ledo Silva (Sem Partido) e o atual presidente do Legislativo Municipal, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), se reuniram para apresentar suas considerações e demandas iniciais para o ano legislativo que se inicia, aproveitando a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que compareceu à convite da presidência da Casa.

Além dos membros da Casa Legislativa e do chefe do Executivo Municipal, o vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB) também esteve presente na sessão.

Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Foto: Carlos Eduardo.

Os vereadores Luiz Carlos – Palito – Caires da Silva  e José – Santinho – da Silva Santos se ausentaram devido a compromissos de trabalho, conforme as justificativas apresentadas por seus colegas.

Após procedimentos iniciais e leitura da Ata da sessão anterior, o prefeito Eduardo Vasconcelos foi convidado a se pronunciar. Seguindo a tônica das suas mais recentes manifestações públicas, o prefeito reafirmou a sua convicção em tratar a Educação sempre como prioridade da sua gestão, ressaltando que uma boa administração depende de uma escolha assertiva de prioridades, com foco no bem coletivo, e é isso que, de acordo com ele, tem buscado fazer à frente da Prefeitura de Brumado. Em tom de otimismo, o chefe do Executivo citou sua expectativa para um bom desempenho do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, a ser divulgado este ano, que, para ele, deverá superar a média anterior, que foi de 6.1.

Vereador Edmilson – Lek Cabeleireiro – Aguiar Silva. Foto: Carlos Eduardo.

Em seguida, os membros da Casa Legislativa fizeram seus pronunciamentos com foco nas suas expectativas positivas para os trabalhos do ano legislativo, que é ano eleitoral. Apenas as falas de dois vereadores destoaram da maioria: José Ribeiro Neves e Edmilson – Lek Cabeleireiro – Aguiar Silva. Apesar do traço solene da sessão, os edis aproveitaram a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos para fazer reivindicações e críticas à gestão municipal.

Com apoio dos populares presentes na sessão, por meio de gritos e aplausos, Edmilson – Lek Cabeleireiro – Aguiar Silva aproveitou para cobrar do prefeito e, principalmente, do vice-prefeito, as melhorias nas quadras esportivas do município e, principalmente, no Campo de Futebol pertencente ao conjunto da Escola Municipal em Tempo Integral Idalina Azevedo Lobo, localizado no Bairro São Félix, obra que é uma reivindicação antiga dos moradores e já foi prometida por várias vezes.

Já o vereador José Ribeiro Neves declarou, em sua fala, sua insatisfação com a forma como o Executivo Municipal tem tratado a Câmara de Vereadores, que segundo ele, não recebe a atenção e o respeito devidos. “O papel da Câmara é, foi e sempre será um papel importante na defesa dos direitos da nossa população e quando a gente discute qualquer um dos projetos que passa por essa casa, a gente discute a vontade da população, o desejo do povo. Nós, como gestores, estamos de passagem, temos que tentar fazer o melhor possível e, as vezes, somos mal compreendidos, taxados disso ou daquilo, o que, na maioria das vezes, não nos importa. Esses termos pejorativos que são muitas vezes utilizados pouco importam diante do nosso objetivo que é realmente resolver os problemas da população”, afirmou.

 

Vereador José Ribeiro Neves (PT). Foto: Carlos Eduardo.

 

Foto de Capa: Carlos Eduardo.

Jornal do Sudoeste

Categorias , ,