POR GABRIELA OLIVEIRA (reportagem@jornaldosudoeste.com)
Na Sessão Ordinária da quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista concedeu Moção de Aplauso e Reconhecimentoao Delegado da Polícia Civil da Bahia, Bel. Paulo Henrique de Oliveira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade à frente da 1ª Delegacia Territorial. A homenagem foi proposta pela vereadora Gabriela de Diego Garrido (PV), que destacou o zelo, a eficiência e o compromisso do Delegado com a Segurança Pública.

A parlamentar ressaltou o profissionalismo do homenageado, cuja trajetória é marcada pela dedicação e excelência no serviço público. Com vasta experiência acumulada em diferentes regiões do Estado, o Delegado Paulo Henrique de Oliveira iniciou sua carreira na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil do Interior (13ª Coorpin/Seabra), passando por municípios como Piatã, Ibitiara, Palmeiras e Novo Horizonte. Atuou ainda nas 22ª, 20ª e 23ª Coordenadorias Regionais de Polícia Civil do Interior (22ª Coorpin/Guanambi,20ª Coorpin/ Brumado e 23ª Coorpin/Eunápolis), onde exerceu o cargo de Coordenador Regional.
Atualmente vinculado à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil do Interior (10ª Coorpin/ Vitória da Conquista), o Delegado comanda a 1ª Delegacia Territorial, Unidade que se consolidou como referência em eficiência e compromisso institucional. Sob sua gestão, a 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista intensificou o combate a crimes contra a Saúde Pública, com foco no enfrentamento ao exercício ilegal da Medicina e em práticas irregulares em procedimentos estéticos.
No campo dos crimes patrimoniais, cibernéticos e de lavagem de dinheiro, o Delegado Paulo Henrique de Oliveira tem priorizado investigações qualificadas e operações de grande alcance, muitas delas de caráter interestadual. Entre as ações de destaque estão a Operação “Presente Fantasma”, que resultou em Mandado de Busca e Apreensão contra um golpista nigeriano em Parnamirim (RN), e a Operação “Falsus Meretrix”, deflagrada em Montes Claros (MG), que desarticulou um grupo responsável por golpes contra moradores de Vitória da Conquista.

Em seu pronunciamento, o Delegado apresentou um panorama das demandas da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, destacando levantamento recente que aponta a Unidade como líder em registros de ocorrências na Bahia em 2025. Segundo os dados, foram contabilizados 15.336 casos, número que supera em mais de 4 mil o total da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana. O Delegado também defendeu a criação de uma Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos no interior do Estado, ressaltando a necessidade de estrutura adequada e de profissionais especializados para enfrentar a crescente criminalidade digital.
“Somos a Delegacia com mais ocorrências da Bahia. Somos apenas dois Delegados, eu e a Dra. Tânia (Belª Tânia Silveira Santana Santos). Vamos enxugando gelo até quando der, porque essa é a função da Polícia. Onde houver crime, dentro de nossas possibilidades físicas, psicológicas e mentais, estaremos lá para enfrentar”, afirmou.
* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Foto: Ascom/CMVC



