Capes aprova Programa Residência Pedagógica na Uesb

Por Ascom Uesb

 

A Uesb foi uma das instituições selecionadas a executar o Programa Residência Pedagógica, que é destinado a alunos de licenciatura. O resultado da seleção, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi divulgada no último mês de maio.

Com a aprovação, os licenciandos da Universidade poderão realizar estágio curricular supervisionado em escolas de educação básica, a partir da segunda metade do curso. O Programa Residência Pedagógica, que integra a Política Nacional de Formação de Professores, tem o objetivo de possibilitar que os alunos adquiram habilidades e competências que lhes permitam contribuir para um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Para o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor e Graduação, a adesão ao Programa Residência Pedagógica, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), cujo projeto institucional foi novamente aprovado pela Capes, irá contribuir para o fortalecimento dos cursos licenciatura da Uesb. “Esses Programas aprimoram nossa relação com a educação básica, possibilita a inserção dos discentes mais cedo nas instituições escolares, fortalece a identidade docente, a relação teoria e prática, bem como potencializa o trabalho formativo com os estágios supervisionados”, destaca.

Próximos passos  O pró-reitor explica que após a aprovação, a Prograd com as Coordenações Institucionais da Residência Pedagógica e do Pibid já deram encaminhamento às próximas etapas. A primeira será a habilitação das escolas estaduais e municipais, onde serão executados os dois programas. Depois, será feito o cadastro dos núcleos de iniciação à docência e residência que foram aprovados.

A partir desse momento, esses Núcleos serão estruturados para, posteriormente, ser feito o processo que irá selecionar os bolsitas dos Programas. Ainda de acordo com o professor Reginaldo, o início das atividades está condicionado à avaliação epidemiológica das condições sanitárias referentes à pandemia da Covid-19.

 

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,