Cáritas apresenta nova liderança em encontro com Arcebispo de Vitória da Conquista

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)

Na manhã da última quarta-feira (28), o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, recebeu em audiência representantes da Cáritas Arquidiocesana, ocasião em que foi apresentada oficialmente a nova liderança da Entidade, agora sob a Coordenação do Mestre em Filosofia, Teólogo, graduando em Direito, palestrante e professor José Silva Figueiredo.

Até então, a Cáritas Arquidiocesana estava sob a responsabilidade do Diácono Luciano Lima Santana, Chanceler do Arcebispado, que conduziu os trabalhos de organização institucional e estruturou as bases para a retomada das atividades.

Também participou do encontro o Pe. Josué Vieira Santos, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, sediada no Bairro Alto Maron.

Durante a audiência, foram discutidos os desafios e perspectivas da Cáritas na Arquidiocese conquistense, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento das ações voltadas ao combate à pobreza, à exclusão social e às diversas formas de injustiça. Na oportunidade, o Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, destacou a importância da Entidade como braço solidário da Igreja Católica, capaz de articular iniciativas que promovam dignidade e cidadania.

Os representantes da Cáritas Arquidiocesana apresentaram objetivos e planos de ação para os próximos meses, com foco em projetos de assistência social e atividades comunitárias que possam alcançar famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto: Ascom/Caritas Vitoria da Conquista

A expectativa é que a Cáritas Metropolitana, que inicia um novo capítulo com a posse de José Silva Figueiredo na Coordenação,  amplie sua atuação e consolide parcerias estratégicas dentro e fora da Arquidiocese.

O novo Coordenador da Entidade sinalizou seu entusiasmo e estar consciente da responsabilidade diante dos desafios da nova missão. Segundo destacou ao JS,  o trabalho será pautado pela solidariedade ativa, pelo fortalecimento das comunidades vulneráveis e pela busca de estratégicas para ampliar o alcance das políticas sociais.

Entre as principais prioridades, José Silva aponta que a assistência a famílias em situação de extrema pobreza e a promoção da cidadania e dos direitos humanos, através da integração de Pastorais e Movimentos Sociais vai pautar sua atuação à frente da Cáritas Arquidiocesana.

Ao final do encontro, Dom Vítor Menezes reafirmou o compromisso da Igreja Católica em apoiar iniciativas que promovam a justiça social e ressaltou que a Cáritas é um instrumento essencial para tornar a fé cristã visível por meio da prática da solidariedade.

Foto: Divulgação/Diocese Vitória da Conquista

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 756