Cenad recebe visita do Sipron e apresenta ações realizadas no gerenciamento de desastres

Objetivo foi mostrar a forma de atuação do órgão em casos de tragédias pelo País

 

Por: Brasil 61

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita de uma comitiva do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). Durante o encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas no Centro, o funcionamento e as instalações do local.

“É muito importante quando recebemos uma visita como essa, porque estreitamos relações com o órgão. Temos uma troca de informação, e isso é sempre bom. Tê-los presencialmente é importante para estreitar relacionamento e deixá-los a par de tudo o que ocorre aqui no centro, de toda a estrutura”, destaca o coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Cenad, Leno de Queiroz.

O Sipron é formado por militares e civis de diversos órgãos e instituições, como os Ministérios da Defesa e da Saúde, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em muitos dos casos, os órgãos integrantes utilizam dados fornecidos pelo Cenad para ações em situações de ocorrências de desastres.

“É uma visita de grande importância. Recebemos instruções e algumas orientações sobre como funciona a Defesa Civil Nacional e o Cenad. Essa integração das agências é bastante importante não só para o Sipron, mas também para as defesas civis de outros estados”, ressalta o coordenador do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergências Nucleares do Rio de Janeiro, major Giovanni Mouta.

Foto de capa: Adalberto Marques/MDR

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,