77 3441-7081 — [email protected]

Cerca de 5 milhões de micro e pequenas empresas estão com dívidas atrasadas, mostra estudo da Serasa

Setor de serviços lidera e representa 46,0% do total

 

Por  Viviane Evangelista – Serasa Experian

 

São Paulo, 15 de junho de 2018 – Março de 2018 contabilizou 5,034 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras com dívidas atrasadas no país e registrou um novo recorde histórico, segundo estudo da Serasa Experian. Na comparação com março de 2017, quando 4,622 milhões de companhias desse porte estavam inadimplentes, o índice teve crescimento de 8,9%. Na relação com fevereiro de 2018 (5,025 milhões), apesar da leve alta de 0,2%, foi identificada a menor variação mensal entre as observadas nos últimos 10 meses.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, os dados sinalizam que a inadimplência no segmento começa a reverter um ciclo de altas sucessivas e tende a se estabilizar. As taxas de juros, mantidas em patamares reduzidos, constituem um incentivo à busca por oportunidades de renegociação – a exemplo do Serasa Recupera PJ (www.serasarecupera.com.br) – que estimulam essas empresas a colocarem suas contas em dia, a fim de retomarem o uso do crédito para financiar o crescimento de suas atividades.

O estudo também apontou como a inadimplência se comportou nos diversos setores do mercado. Entre os 5,034 milhões de CNPJs dos micros e pequenos empreendimentos com dívidas atrasadas em março/2018, o setor de serviços ficou na dianteira, com 46,0% do total, seguido pelo comércio (44,9%) e pela indústria (8,7%).

Evidenciada por uma maior concentração de negócios desse segmento entre as regiões do Brasil, o Sudeste permanece com o maior percentual de MPEs no vermelho, 54,1% do total. Aparecem na sequência Nordeste (16,2%), Sul (15,8%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (5,2%).

Entre os estados, São Paulo manteve sua liderança no levantamento em março/2018, com 1,658 milhão de CNPJs deste porte negativados e uma participação de 32,9% do total nacional. As posições seguintes continuaram, respectivamente, com Minas Gerais, com 10,9%, e Rio de Janeiro, com 8,2%.

Canais gratuitos da Serasa para ajudar microempreendedores

A Serasa Experian disponibiliza gratuitamente o Recupera PJ, um serviço online para as companhias renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores. Os empresários podem se cadastrar no site e acessar a página onde estarão relacionados os credores participantes com os quais a empresa possui alguma conta em aberto, que esteja na base de dados da Serasa. A ferramenta tem mais de dois mil credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito.

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, também possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados. A página também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br /sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Jornal do Sudoeste

Categorias