CEO da Pittaco Consultoria, Carén Cruz explica que letramento racial e imagem identitária se unem para posicionar e fortalecer a pluralidade da linguagem visual negra
Por: Ana Júlia Vital (anajulia@criativospr.com.br)
A forma como nos apresentamos ao mundo não se limita à aparência, entretanto a primeira impressão funciona como um gesto de posicionamento que comunica personalidade, valores e identidade. Se a “primeira impressão é a que fica”, quando falamos da estética negra, essa linguagem visual se amplia, carregando dimensões de reconhecimento, afirmação de presença e liberdade, transformando a construção imagética em uma poderosa ferramenta de crítica social e afirmação cultural.
Apesar dos avanços em torno da valorização da estética negra, o cenário atual ainda expõe uma dura realidade de exclusão e discriminação nos espaços de moda e identidade. A pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, realizada pelo Grupo L’Oréal,em parceira com o Estúdio Nina, revela que 91%dos consumidores negros das classes A e B já sofreram racismo em estabelecimentos de luxo, enquanto 18%relatam ter sido perseguidos, revistados ou tiveram suas bolsas lacradas nesses locais.
Essa leitura evidencia os estigmas raciais ainda presentes na sociedade, nos quais a forma identitária como pessoas negras se vestem e se expressam visualmente é frequentemente associada à periculosidade, criminalidade ou vulgaridade, ao invés de ser reconhecida como uma linguagem cultural legítima. Acontece que, no contraponto a esse movimento, elementos de moda negra, quando apropriados por grifes de luxo e personalidades brancas, passam a ser vistos como elegantes, originais e socialmente valorizados.
Deste modo, fica evidente a rejeição às narrativas dos corpos negros e periféricos nos ambientes de moda e marcas de luxo. Atuando na afirmação do poder e posicionamento da imagem preta, a Consultora de Imagem Identitária e Investida da 9ª edição do Shark Tank Brasil, Cáren Cruz, explica que o preconceito direcionado à estética do jovem negro é fruto de um processo histórico de escravização e da perpetuação social desse legado.
“Após a abolição formal, sem reparação ou inclusão, esses corpos foram empurrados para as margens econômicas e simbólicas. A partir daí, a cor da pele tornou-se um marcador social, determinando lugares, funções e até a forma como cada indivíduo seria lido no espaço público”, comenta.
À frente da Pittaco Consultoria, Cáren destaca que a moda funciona como uma linguagem capaz de promover rupturas. No caso da juventude negra, ela ultrapassa o aspecto visual e se transforma em um gesto político, em que cada peça e cor carrega marcas de ancestralidade, referências periféricas e símbolos culturais que comunicam resistência e afirmação identitária.
Atuando no campo da consultoria de imagem identitária, a CEO tem promovido uma releitura das normas sociais que historicamente estigmatizam corpos negros, transformando-as em instrumentos de valorização e afirmação. “É uma espécie de brincadeira crítica. Se determinados signos como o tênis esportivo, a estampa vibrante ou a cor intensa, foram criminalizados, é possível reinterpretá-los estrategicamente, sem que isso signifique se limitar ou se submeter às normas excludentes. Ao contrário: trata-se de usar esses códigos como ferramenta de reposicionamento, ressignificando a leitura social que recai sobre eles“, ressalta.
Contribuindo com a nova perspectiva de identidade, a especialista destaca o letramento racial como passo inicial para enfrentar a criminalização da estética negra. “Não se trata apenas de moda ou de gosto, mas de um sistema histórico que, desde o processo de escravização, constrói o corpo negro como ameaça ou como ausência. Nomear o racismo é fundamental para desnaturalizar essas leituras e criar condições de transformação”, conclui.
Foto: Laila Andrade




Εxplore the best 10 global online sportsbook bօokmakers with legal licenses.
Join now and enjoy leɡal gaming.
Check out my weЬ blog :: Cá Cược Thể Thao Uy Tín
I am curious to find out what blog system you
have been utilizing? I’m experiencing some minor security issues with my latest
blog and I’d like to find something more secure. Do you
have any solutions?
What’s up, just wanted to mention, I loved this post.
It was funny. Keep on posting!
Also visit my web blog :: A片
Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say
that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts. After all
I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!
Εnter the official WE88 Link Casіno website always current
— access safely. Јоin now and experiеnce real rewards.
Superb, what a webpage it is! This weblog presents valuable information to us,
keep it up.
I’m gone to tell my little brother, that he should also pay a visit
this webpage on regular basis to get updated from
newest information.
Today, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can survive a 40 foot drop,
just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views.
I know this is entirely off topic but I had to
share it with someone!