Cidade de Brumado sedia ação “Pare de Fumar em 10 Dias”

 

Pela primeira vez Brumado sediará a Ação “Pare de Fumar em 10 Dias”. Idealizado e coordenado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – Movimento de Reforma, o Projeto Vida Plena Programa Antitabagismo acontece entre os dias 12 a 21 de maio na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água, contando com a participação de especialistas que por meio de palestras, conselhos, dinâmicas e acompanhamento tentarão ajudar pessoas que querem abandonar o vício do tabagismo, mas por diversos fatores não conseguem.

Embora não seja considerado uma droga ilícita, o cigarro quando associado ao álcool é responsável por 8,1% problemas de saúde em todo o mundo.  Segundo dados de 2015, do Ministério da Saúde, no Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, e está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão. O cigarro ainda é responsável por contribuir para 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar. Os dados da pesquisa realizada em 2015 são alarmantes e preocupantes.

Ações de combate ao tabagismo, como as campanhas nacionais do Ministério da Saúde, são insistentemente divulgadas, incentivando o abandono da prática, assim como o Projeto Vida Plena Programa Antitabagismo da Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, que com a ação “Pare de fumar em 10 dias”, já visitou diversas cidades do Brasil e ajudou milhares de pessoas a abandonar o vício do cigarro. Segundo os coordenadores da Ação, Hermes Machado e Lucivaldo Caires, são inúmeros os casos e relatos de pessoas que após participarem do evento conseguiram abandonar o cigarro. Ainda segundo os coordenadores, todo projeto é financiado por doações e conta com o trabalho de voluntários.

A programação do evento é bastante ampla, além de palestras, conselhos, dinâmicas e acompanhamento médico de especialistas no assunto, ao final do evento é realizado uma Feira de Saúde onde os participantes podem ser avaliados e orientados sobre os riscos do cigarro no organismo. 

O evento, que é gratuito e aberto ao público, começa às 19 horas Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água. Para mais informações, entre em contato nos telefones (75) 99269-1900 ou (71) 99354-1166

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias