Cinco municípios têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

 O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (15), situação de emergência em cinco municípios nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, da Bahia, de Minas Gerais e Sergipe. A medida é decorrente do intenso período de estiagem emSão Felix do Coribe (BA), Bandeira (MG) e Amparo de São Francisco (SE), além de enxurradas em Santo Augusto (RS) e de inundações na cidade de Tapauá (AM). 

O reconhecimento federal é o primeiro passo para que as prefeituras solicitem o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, para ação de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelos desastres naturais. A portaria tem vigência por 180 dias.

Auxílio emergencial – Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Acesse a portaria.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias