Cineasta francês apresenta projeto de formação de cineclubes em escolas públicas

O cineasta, ator e professor francês Karim Bensalah participa do lançamento do projeto Cinema e Educação, voltado para a formação de cineclubes e capacitação de professores em escolas públicas. O evento acontece no dia 23 de agosto, quarta-feira, na Sala Walter da Silveira. Com o apoio da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), o Consulado Geral da França no Nordeste promove o evento.

Bensalah apresentará a dinâmica do programa desenvolvido pelo Centro Nacional de Cinema da França (CNC) e Institut Français, que inclui plataforma digital de filmes e vasto material pedagógico. Tudo disponibilizado gratuitamente e voltado para profissionais do ensino médio.

Para Karim Bensalah, em razão da forte presença do audiovisual no cotidiano dos jovens, aprender a ler as imagens é tão fundamental quanto se alfabetizar. “Neste sentido, o cineclube é um espaço de debate, de formação. É o lugar do exercício da democracia e da cidadania, sobretudo”, complementa o realizador.

Cineclubistas e interessados em geral também podem participar da atividade, que vai ocorrer nos dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Além de falar sobre o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica e das experiências de formação de cineclubes em escolas francesas, será projetado o clássico Pickpocket (FRA, 1959), de Robert Bresson, durante a programação, que ainda prevê: análise das etapas de fabricação de um filme, o vocabulário cinematográfico, o processo de filmagem, a produção de um filme (comparação França-Brasil), dentre outros aspectos.

Entrada gratuita. Maiores informações: 71-3116-8124 ou pelo e-mail [email protected]

 

Serviço:

Lançamento do projeto Cinema e Educação

OndeSala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – próximo à Estação da Lapa)

Quando:

23/08, quarta-feira

Das 9h às 12h

Um caso prático de análise de filme

Projeção de “Pickpocket” (1959) + conversa

Das 14h às 18h

Teoria

– As etapas de fabricação de um filme

– O que é produzir um filme (comparação França-Brasil)

– Vocabulário da análise de filme

– Filmagem: equipe e processo

– Referências de bibliografia e conteúdos na internet

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias