Coalizão Negra Por Direitos leva o combate ao Racismo Ambiental para a COP 27

Integrantes de organizações do movimento negro realizarão evento no dia 08.11, durante a conferência

Por: Coalizão Negra Por Direitos 

A Coalizão Negra por Direitos, organização que reúne mais de 250 associações, ONGs, coletivos, grupos e instituições do movimento negro, participará da COP 27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), no Egito, a partir do próximo domingo (6). O objetivo é levar ao encontro a agenda de combate ao Racismo Ambiental.
Para a Coalizão Negra por Direitos, o debate racial deve estar no centro da negociação climática e – o que ainda não encontra ampla adesão – ou ainda é negado pelos movimentos ambientalistas.
A ideia é amplificar a urgência dessa pauta, uma vez que as mudanças climáticas afetam diretamente os territórios periféricos. Nesta edição da Conferência, que tem como foco a implementação de metas ambientais, o movimento negro leva a importância da redução de desigualdades para a justiça ambiental. São duas agendas que não podem andar separadas para o enfrentamento da crise climática. Portanto, os questionamentos que levaremos envolvem a implementação que precisamos
Evento no dia 08.11
Como parte da programação, integrantes da Coalizão Negra Por Direitos realizarão evento no espaço Brazil Climate Action, no dia 8 de novembro, das 16h às 17h15. Com o tema “O racismo ambiental e a emergência climática: vivências negras e interseccionalidades”, o evento consiste em um debate para aprofundar a denúncia sobre o racismo ambiental no Brasil.
Entre os palestrantes confirmados estão: Douglas Belchior, cofundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra Por Direitos; Sheila de Carvalho, diretora de Incidência Política do Instituto de Referência Negra Peregum; e os coordenadores nacional e executivo da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Kátia Penha e Biko Rodrigues, respectivamente.
A intensidade das chuvas e seus impactos em territórios periféricos e quilombolas, o racismo religioso e a resistência de mulheres negras frente à mudança do clima estarão na pauta do evento.
Veja abaixo alguns integrantes da Coalizão Negra que estarão na COP:
Amanda Costa – Perifa Sustentável
Biko Rodrigues – CONAQ
Diosmar FIlho – Iyaleta
Douglas Belchior – Uneafro Brasil
Dulce Pereira – Universidade Federal de Ouro Preto
Katia Penha – CONAQ
Marcelle Decothe – Instituto Marielle Franco
Mari Belmont – Instituto de Referência Negra Peregum
Nilma Bentes – CEDENPA
Pedro Borges – Alma Preta Jornalismo
Raull Santiago – PerifaConection
Selma Dealdina – CONAQ
Sheila de Carvalho – Instituto de Referência Negra Peregum
Thais Santos – Uneafo Brasil/ Comunidade Cultural Quilombaque
Thuane Nascimento (Thux) – PerifaConection
Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,