Codevasf emite ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento de água no projeto de irrigação Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA)

Por Codevasf

 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou nesta semana ordem de serviço para execução dos serviços de implantação do sistema de abastecimento de água que atenderá com água tratada a população das Agrovilas 33 e 04 do projeto de irrigação Formoso, localizado em Bom Jesus da Lapa (BA) — município que sedia a 2ª Superintendência Regional da Companhia. A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Distrito de Irrigação Formoso.

De acordo com a superintendência, o sistema de abastecimento deverá beneficiar cerca de quatro mil pessoas, com investimentos de R$ 4,8 milhões. Os recursos são do Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. O prazo previsto para conclusão dos serviços é de 18 meses.

Antes disso, com recursos da mesma origem, foram investidos R$ 470 mil para a elaboração de projeto básico de engenharia. Após levantamentos e estudos foram apresentadas alternativas de concepção e elaborado o projeto com maior viabilidade técnica e econômica para operação e manutenção pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Bom Jesus da Lapa.

“Os equipamentos são os mesmos que compõem a estação de tratamento da sede do município de Bom Jesus da Lapa. Então o mais importante é que a qualidade da água será a mesma da que é consumida na sede do município”, destaca Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

A captação será realizada por meio de flutuante metálico no Rio Corrente, em local próximo às atuais captações feitas para a irrigação do perímetro público. A vazão bombeada deverá ser de 15,25 l/s, enquanto a potência do conjunto elevatório será de 5 cv. Serão 200 metros de adutora de água bruta até a estação de tratamento de água.

A implantação da estação de tratamento de água convencional, pré-fabricada, terá etapa única. A capacidade de tratamento será de 16 l/s. A estação contará com casa de química, misturador rápido, floculador, decantador, filtros, tanque de contato e reservatório de reúso. Os efluentes gerados na lavagem das unidades da estação serão direcionados para um reservatório de aproveitamento. O lodo desidratado deverá ser descartado em aterro sanitário.

O Sistema de Abastecimento de Água de Formoso contará ainda com uma estação elevatória de água tratada e um reservatório elevado de distribuição, que será construído ao lado da sede do Distrito de Irrigação Formoso, em concreto armado. A partir de lá, será alimentada a rede de distribuição das agrovilas 33 e 04. Serão implantadas 1.471 ligações domiciliares.

“O que está acontecendo aqui, que é trazer a água tratada para parte do projeto, é, sem dúvida, um trabalho de grande importância social, porque muitos de nós dependemos dessa água”, avalia Antônio Márcio, presidente do Conselho do Distrito Irrigado Formoso.

O Formoso é um dos nove projetos de irrigação implantados e acompanhados pela Codevasf no Médio São Francisco baiano. A produção do perímetro é responsável por colocar o município de Bom Jesus da Lapa na posição de maior produtor de bananas do país. A produção de bananas representa 92% da área cultivada. A Codevasf realiza investimentos regulares em manutenção e recuperação da infraestrutura de uso comum do projeto – estradas, canais de irrigação e drenos, entre outros itens.

Jornal do Sudoeste

Categorias