77 3441-7081 — [email protected]

Com atrações de alto nível, público recorde e organização impecável, São João 2019 fica marcado na história de Itambé

Por Nicolaia Achy

 

Três noites de festa, atrações de alto nível, segurança reforçada e recorde de público. Entre os dias 21 e 23 de junho, a Prefeitura de Itambé promoveu a grande festa de São João na Praça San Filli, caracterizada pela tradição, pela organização e incontáveis elogios de moradores e visitantes. O sucesso do evento marcou mais uma vez a história da cultura local.

Com o tema “No meu sertão tem de tudo”, o circuito da festa se transformou em um cenário que evidenciou as riquezas do nordeste brasileiro. Detalhes de uma tradicional festa junina se misturaram a obras de artistas locais, valorizando as raízes culturais do município. Um espetáculo de criatividade e beleza, idealizado pela Coordenadoria Municipal de Cultura.

Shows

Abrindo oficialmente os festejos, no dia 21 de junho quem fez a poeira subir no circuito do forró foi Real Furacão, Bruno Brasil, Metrô do Forró, Forró Pegada e a atração mais aguardada da noite: Caviar com Rapadura, que cantou grandes sucessos e fez os foliões caírem no forró.

Na segunda noite de festa, um público recorde lotou a praça, se divertiu e arrastou o pé ao som de Lelé Bahia, Gilvan o rei da festa, Bonde do Forró – uma das bandas mais tocadas no Brasil – e o grande sucesso do arrocha romântico: Raneychas, que fez a San Filli inteira entrar no ritmo e se emocionar.

A programação esquentou ainda mais no dia 23 junho, noite de São João e último dia da programação. Quem subiu ao palco e fez a poeira subir foi Sandryno Ferraz, Robério e seus Teclados, Farra da Diva e os Kapinguinés, que fecharam com chave de ouro do São João 2019 tocando o mais autêntico e tradicional forró.

Quadrilhas juninas e escolha das rainhas

A programação foi diversificada e extensa, além dos artistas que comandaram do palco o arrasta-pé, a praça recebeu o Desfile de Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais, dos Idosos da Assistência Social, do Centro Educacional Enoy Ferraz Trancoso, do Colégio Estadual Polivalente e a Quadrilha Junina Balancê, grande vencedora do Festival de Quadrilhas em Ibicuí.

O grupo deu um show na última noite de festa e mostrou porque está entre as dez melhores da Bahia, conforme a Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), colecionando os títulos de Melhor Casal de Noivos, Casal Destaque e Casal de Reis na disputa regional, além de Melhor Casal de Noivos e Melhor Casamento na disputa estadual.

A programação junina ainda contou com a escolha das Rainhas do São João das Secretarias de Educação e de Assistência Social. Um momento único que mostrou a beleza e o encanto de lindas participantes que emocionaram o público e buscaram valorizar a riqueza da cultura nordestina em seus figurinos e dança.

Segurança e organização

Além de toda beleza da festa, o São João de Itambé foi marcado pela organização impecável, que teve o apoio fundamental da equipe de Limpeza Pública, e principalmente pelo estratégico esquema de segurança, que contou com o reforço da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e CIPE Sudoeste, também com o apoio da Policia Civil e seguranças particulares, responsáveis pelas revistas com detectores de metais na entrada do circuito.

Para ampliar a proteção voltada a crianças e adolescentes, o evento também contou com a presença das equipes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA).

Fortalecendo ainda o cuidado com os foliões, a Secretaria Municipal de Saúde colocou à disposição suas equipes e ambulâncias de plantão durante toda programação festiva.

Avaliação

Para o prefeito Eduardo Gama, que desde seu primeiro ano de gestão tem prezado pelo fortalecimento das tradições, pela qualidade das atrações e, sobretudo pela segurança, Itambé mostrou que o seu São João não pode ser considerado apenas uma festa, mas uma verdadeira valorização de suas raízes culturais.

“Foram três noites de festa, uma semana de programação cultural e um mês inteiro de mobilização através dos projetos juninos. Cada detalhe preparado com muito carinho, o que fez do São João 2019 um grande sucesso, marcando novamente de forma histórica as tradições locais”, comemorou o prefeito, que completou: “Agradecemos à comunidade, aos visitantes, à Coordenadoria de Cultura, ás equipes de cada Secretaria Municipal por prestigiarem e por nos ajudarem a fazer deste São João um dos melhores de todos os tempos”.

Jornal do Sudoeste

Categorias