COMEMORANDO A PERENIDADE DO GRUPO LITERÁRIO A ILHA

A revista Suplemento Literário A ILHA existe há 42 anos, chegando aos seus leitores ininterruptamente na versão impressa até 2018 e nos últimos anos pela versão online, ampliando infinitamente a gama de leitores, pois está acessível no mundo todo. Mas já era lida pela internet desde os anos 90. A publicação do Grupo Literário A ILHA é a mais perene do gênero, já que não há notícia de nenhuma outra revista literária que tenha resistido tanto tempo circulando, ininterruptamente. Começou na era dos mimeografados, nos anos oitenta e persiste até hoje, publicando autores novos e autores consagrados, catarinenses, brasileiros e até de outros países como Índia, Rússia, França, Inglaterra, Estados Unidos, México, Portugal, Cabo Verde, Argentina, Espanha, etc.

Neste novo aniversário, quando comemoramos os quarenta e dois anos de trajetória do Grupo Literário A ILHA e também os 42 anos de literatura da revista Suplemento Literário A ILHA, fazemos o lançamento de mais uma antologia, desta vez com uma boa parte dos nossos escritores, trinta e dois deles.

Muita prosa e muita poesia: crônicas, contos e poemas. Nomes conhecidos da literatura contemporânea não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil, estão presentes nesta edição. Nomes que representam muito bem a literatura brasileira no Estado de Santa Catarina, no país e fora dele. Uma amostra da literatura que está sendo produzido pelos escritores do Brasil.

São quarenta e dois do Grupo Literário a Ilha e da sua revista, anos de divulgação de novos escritores, de escritores já veteranos nas letras, de divulgação da literatura brasileira no país e no mundo. Quarenta e dois anos de existência e resistência, abrindo espaços para a literatura ou para quem a produz, para a cultura e para a arte, através das revistas do grupo, Suplemento Literário A ILHA e Escritores do Brasil, das diversas antologias que já foram publicadas durante estas quatro décadas, dos quase cem livros solo de autores do grupo publicados pelas Edições A ILHA, uma editora dentro do grupo e através de Varais de Poesia ou Poesia nos Shoppings, Recital de Poesia, nos mais variados locais, como Feiras de Arte, participação em Feiras do Livro no Brasil e em outros países, em Bienais do Livro e em Salões Internacionais do Livro.

A antologia ESCRITORES DO BRASIL será lançada no dia 9 de setembro na Bienal do Livro de São José, na Grande Florianópolis, mas estará disponível na Amazon em e-book e também na versão impressa. De maneira que qualquer leitor, em qualquer lugar, poderá adquirir o livro, se quiser. Convidamos os leitores a conhecer uma amostra do que os escritores do Brasil estão produzindo atualmente. Esta nova coletânea será lançada, também na Feira do Livro de Lisboa, na Feira do Livro do Porto e no Salão Internacional de Genebra, em 2023.

Luiz Carlos Amorim

Coordenador do Grupo Literário A Ilha em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A Ilha, que publicam a revista Suplemento Literário A Ilha e mais de 50 livros editados. Eleito Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor do portal ProsaA, Poesia & Cia. (Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br ) e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.  Blog:  http://lcamorim.blogspot.com
Categorias

Deixe seu comentário