77 3441-7081 — [email protected]

Como a nossa vida mudou com os celulares

Celulares têm tido um enorme impacto nas nossas vidas especialmente no que toca a completar certas tarefas diárias. Certamente se apercebe das grandes mudanças no seu estilo de vida desde que começou a utilizar um celular, mas deve de haver outras que nem se apercebe. Celulares se tornaram uma peça fundamental para realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, pois á cerca de 20 anos atrás era impossível você poder falar com alguém a quilômetros de distância enquanto fazia os seus recados diários como ir ao mercado. A verdade é que celulares nos deram diversas vantagens, tais como nos aproximar de família mais distantes, planear uma rota de viagem tanto de carro como de transportes públicos, ouvir música e muitos outros que viriam a tornar nossas vidas bem mais convenientes.

O maior impacto dos celulares na vida humana é a facilidade de comunicação que nos oferece. Obviamente nos últimos anos, os celulares se tornaram um refúgio com milhares de pequenos aplicativos que trariam horas de diversão ao utilizador assim como outras utilidades que nos iriam facilitar a vida. No entanto, certamente a maior conveniência desta tecnologia é a facilidade com que comunicamos uns com os outros. Cenários como ser bem mais fácil de alcançar um indivíduo através de um telefonema, comunicar um atraso seja com o seu parceiro ou uma consulta médica, e entrar em contato com serviços públicos são apenas algumas das vantagens dos celulares nas nossas vidas. Uma das grandes desvantagens por outro lado, é que parecemos estar numa cultura mais focada no monitor dos nossos celulares. A interação com pessoas novas parece se ter reduzido nos últimos anos, desmotivando assim atividade social. No passado, era comum as pessoas interagirem em inúmeras situações como na espera do autocarro, uma ocasião tão comum que traria amizade entre pessoas que fariam o mesmo trajeto diariamente para o emprego, mas isto foi algo que desde então quase caiu no esquecimento. Nos dias de hoje, se uma pessoa está aborrecida enquanto espera pelo transporte, ela simplesmente pega no celular e visita as inúmeras redes sociais para passar o tempo.

Nas situações das grandes cidades, é comum não conhecer os próprios vizinhos, mesmo depois de ter vivido na mesma residência durante anos. Como sociedade, o fato de que se está a perder o contato cara-a-cara é uma verdadeira preocupação. Não queremos negar a vantagem que estas pequenas engenhocas trouxeram para nossas vidas, pois celulares são pequenos aparelhos portáteis que contribuem bastante para nossas vidas como objetos extremamente úteis. Os smartphones do século 21 permitem que você saia de casa sem a sua bolsa, pois pode verificar a sua conta bancária através do celular em alguns segundos e ainda fazer pagamentos com o mesmo. Pode usar diversos aplicativos de música através dos seus dados móveis, tais como o Spotify, para ouvir suas músicas preferidas, especialmente quando pratica esporte ou enquanto viaja para o trabalho. Verificar o horário do seu comboio, jogar um puzzle para passar o tempo são outras utilidades destes aparelhos, que certamente os faz ser grandes utensílios da vida humana. No entanto, é bom também saber quando deve de desligar os mesmos e desfrutar do mundo à sua volta.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,