Como cuidar das finanças de uma empresa

Por: Bruno Costa

 

Cuidar das finanças de uma empresa é um grande desafio, isso porque só quem possui o seu próprio negócio sabe a importância de cada real que entra e sai do caixa e como ele pode ser essencial no fim do mês.

Quem pensa que ter uma empresa é algo simples e barato se engana completamente, pois existem muitas coisas a serem tratadas e muitas contas a serem pagas todos os meses, desde água e luz até mesmo impostos e salários dos funcionários.

Isso significa que ter um controle e cuidado financeiro é algo imprescindível dentro de um negócio, pois é isso que garante a saúde de uma marca e o seu sucesso dentro do mercado.

Não é à toa que, quando uma empresa passa por algum aperto financeiro, busca pela antecipação de duplicatas, que é uma ótima solução para ajudar a marca a se manter no positivo apesar dos problemas.

Cuidar do dinheiro é algo essencial para a vida, afinal de contas precisamos dele para sobreviver, e quando falamos de uma empresa, a necessidade desse cuidado é ainda mais necessário e importante.

Afinal de contas, uma empresa não precisa pagar apenas a conta de água e luz todos os meses, mas também os salários dos funcionários, os investimentos da marca e diversos outros gastos que existem.

E além disso, qualquer empresa deseja crescer, se desenvolver e ganhar cada vez mais sucesso e bons resultados dentro do mercado, e para isso é preciso investir uma boa quantia para a realização desses objetivos.

Assim como é importante procurar por uma boa higienização de ar condicionado por um preço que caiba no seu bolso, encontrar conteúdos que te ajudem a cuidar melhor das finanças da sua empresa só lhe trará benefícios, como:

  • Mais controle;
  • Mais organização;
  • Melhores investimento;
  • Mais economiza;
  • Mais faturamento;
  • Melhores decisões.

Isso só mostra como o cuidado com as finanças de uma empresa é algo essencial para que ela se mantenha de pé no mercado e evite graves problemas que podem colocar o trabalho de uma vida em risco.

E fazer isso é mais simples do que se imagina, seja você a pessoa que cuida sozinha de tudo do negócio ou conte com uma equipe de especialistas no assunto, é importante sempre absorver conteúdos como esse.

Sendo assim, hoje você irá conferir algumas dicas simples e práticas para aplicar na área financeira da sua empresa com o objetivo de evitar problemas e garantir uma situação positiva e saudável para a sua marca, independentemente do tamanho ou segmento dela.

8 dicas financeiras para empresas

Assim como investir em um programa de vendas para restaurante aumenta ainda mais o seu faturamento, contar com algumas ações simples a serem aplicadas na sua empresa também pode fazer toda a diferença no negócio.

Independentemente de qual seja o segmento ou tamanho da sua empresa, quanto antes você começar a cuidar das finanças dela, melhor será. Por isso, segue abaixo algumas dicas para te ajudar nesse processo:

  1. Tenha disciplina

A disciplina está relacionada às ações que nem sempre estamos motivados a fazer, mas mesmo assim fazemos por saber que os resultados serão bons. Por exemplo, você pode não querer treinar, mas faz isso mesmo assim por saber que trará benefícios para sua saúde.

Na vida financeira também é preciso ter bastante disciplina, ou seja, fazer o que é preciso para garantir o sucesso dessa área, seja cortar um gasto que não é necessário, abrir mão de um desejo ou até mesmo pagar por algo que pode melhorar a sua marca.

  1. Separe as contas e gastos

Contar com uma empresa terceirizada de limpeza de escritório pode fazer toda a diferença na rotina do seu escritório, por isso separar o valor que será investido nesse serviço já é uma forma de cuidar das suas finanças.

E isso precisa ser feito com todos os outros gastos fixos da sua marca. Separe cada um deles para saber o que será destinado a sua marca e o que será destinado a sua vida pessoal para que nada e nem ninguém passe por apuros no fim do mês.

  1. Conheça os seus prazos

Toda empresa possui prazos, seja os das contas a serem pagas e até mesmo os dias em que irá receber o lucro do mês, e conhecê-los bem é fundamental para que você não cometa erros que podem gerar grandes problemas.

Uma dica é deixar tudo sempre anotado e até mesmo destacado em aplicativos de celular que te enviem notificações quando esses prazos chegarem para que você não pague nada em atraso e não deixe nada passar despercebido durante o mês.

  1. Defina um gasto mensal e anual

Se você deseja contratar exaustores para empresas, já coloque o orçamento que a empresa te passou nos gastos do mês da sua marca que deseja realizar a implementação dele e saiba que naquele mês terá que economizar em outras coisas por um bem maior.

Ter essa régua de gastos, tanto por mês quanto por ano, evita que você gaste mais do que tem e consiga investir, aos poucos, em inovações e mudanças que farão da sua empresa um espaço melhor, segundo a condição dela no momento.

  1. Faça uma boa gestão com seus fornecedores 

Toda empresa conta com fornecedores, e eles acabam exigindo um grande investimento da empresa, afinal de contas, a sua marca oferece o melhor aos seus clientes, e para isso, é necessário contar com bons fornecedores.

Nem sempre eles podem ter o preço mais em conta, por isso ter uma boa gestão e relacionamento com eles pode te ajudar a fazer uma nova tratativa de preço com o passar do tempo, o que gera mais economia e lucro para a sua marca.

  1. Negocie condições de pagamento

Muitas vezes é válido contar com a antecipação de recebíveis para empresas quando é necessário fazer um pagamento de última hora para algo que pode mudar a sua marca para melhor, mas também é válido negociar condições de pagamentos nesses casos.

Seja da sua marca para com outras ou até mesmo dos seus clientes para com a sua marca, as condições de pagamentos acessíveis podem fazer toda a diferença em uma decisão de compra, por isso não tenha vergonha na hora de negociar a melhor para ambos os lados.

  1. Controle seu estoque e movimentações

O estoque de uma marca é o que permite que ela venda muito ou pouco, e quando se vende mais do que possui, o problema gerado é gigante e pode colocar a reputação da marca em risco no mercado e perante seus clientes.

Sendo assim, controlar bem o seu estoque e as movimentações financeiras da empresa é essencial para que você ofereça aquilo que tem e pague apenas o que deve, evitando gastos desnecessários e prejuízos maiores.

  1. Conte com a tecnologia

Assim como contar com a admissão temporária de máquinas usadas pode fazer toda a diferença na empresa que está começando agora no mercado, contar com a tecnologia pode fazer toda a diferença na sua marca.

Hoje contamos com milhares de sistemas, aplicativos e ferramentas gratuitas à disposição de todos através da internet e que tem como objetivo principal ajudar as empresas a cuidarem bem de seus gatos e investimento, por isso use-as a seu favor.

Essas são apenas algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de cuidar das suas finanças, sem contar que também podem ser adaptadas a sua vida pessoal, afinal de contas, cuidar do dinheiro nunca é demais.

A importância de cuidar das finanças

Com tudo isso que vimos, muitos podem estar se perguntando qual a importância de cuidar das finanças, ainda mais vivendo em um mundo consumista e sem o mínimo de educação financeira nas escolas.

Pois bem, assim como contamos com bons equipamentos de proteção individual para realizar alguma atividade, precisamos de meios confiáveis para cuidar daquilo que nos permite viver com mais conforto e qualidade: o dinheiro.

Infelizmente ainda existe uma ideia errônea em torno do dinheiro, onde muitos o acham sujo e nojento, como se fosse algo que precisa ficar o mais longo possível, mas a realidade é bem diferente.

O dinheiro está longe de ser algo sujo e imundo, pelo contrário, ele é algo maravilhoso e que permite às pessoas e empresas uma qualidade de vida melhor e mais acessibilidade para fazer o que precisa e deseja.

Essa ideia foi criada a partir das más escolhas que as pessoas faziam com o dinheiro, achando que ele era tudo na vida e que com ele era possível comprar o que quisesse, mas sabemos bem que existem coisas que o dinheiro não compra.

Por isso, cuidar das finanças da sua empresa e da sua vida é importante para que você entenda que ele não é o seu inimigo, mas o seu aliado na construção de uma vida e marca que seja cada vez mais notória no mercado.

Dessa maneira será ainda mais simples construir a empresa que sempre sonhou, entendendo a participação ativa do dinheiro nesse processo e como ele pode te ajudar a chegar ainda mais longe quando cuidado da forma correta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Foto de capa: Ijeab/Freepik

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,