Como melhorar o seu currículo e conseguir um emprego em 2021

Diariamente todas as empresas recebem dezenas, algumas até centenas, de currículos para avaliação. E com essa grande concorrência é essencial ter algum diferencial que faça com que os recrutadores olhem com mais atenção para seu documento. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um currículo ou se você quer melhorar o seu currículo vamos dar algumas dicas para você conseguir o novo emprego em 2021.

 

Foto: Divulgação.

 

Seja breve

Lembre-se sempre que o pior sentimento que você pode despertar no recrutador é o cansaço, se ele se cansa lendo o seu currículo, certamente você não será o candidato escolhido. Por isso, seja sempre curto e bem objetivo. O ideal é que o documento não passe de uma página pois mais que isso já deixa a leitura cansativa. Então assegure que todas as informações essenciais estejam presentes mas de forma sintetizada, não exagerando no tamanho do documento.

Atenção à formatação

Tenha muito cuidado com a fonte usada na construção do seu currículo. Pode parecer bobo mas diz muito sobre você e pode te custar a vaga do tão sonhado emprego.

Opte sempre por fontes mais clássicas e profissionais, bem legíveis e sem muitas “firulas”, assim o recrutador poderá se atentar apenas ao conteúdo do seu CV e não irá se distrair com uma fonte mal escolhida.

Foto apenas se for pedida

Se a empresa na qual você está se candidatando não solicitou foto, então não é necessário colocar. Agora caso seja pedida a foto, tenha bastante cuidado pois essa é a primeira impressão que ficará com a pessoa que analisar seu currículo. Escolha uma foto profissional, com vestimenta adequada ao cargo pretendido e em um ambiente “sério”. Nada de foto de biquini, na balada, ou com roupas impróprias.

Envie sempre em PDF

Algumas empresas solicitam o envio do currículo por email, caso você tenha que enviar nesse formato nunca se esqueça de enviar o arquivo em uma versão de PDF. O documento em word se torna editável e isso não é agradável e nem útil aos recrutadores, então salve sempre o seu currículo em PDF.

Mencione suas experiências

Parece básico mas muitas pessoas acabam se equivocando na hora de descrever as suas experiências profissionais. Lembre-se de colocar as mesmas por ordem cronológica, iniciando pela empresa mais recente até a primeira que você trabalhou. É importante também colocar sempre, o cargo, as atividades realizadas e a data de entrada e saída de cada emprego pois isso ajuda na análise do seu perfil por parte do recrutador.

Cite os idiomas falados

O fato de dominar um idioma, além do português, é um grande diferencial no seu currículo então nunca se esqueça de colocar essa informação no seu documento. É importante colocar o idioma falado e também o nível, claro como: iniciante, intermediário e avançado. Só tenha cuidado para não mentir pois mais cedo ou mais tarde as mentiras são descobertas e isso pode te custar o cargo.

Com todas essas dicas você já pode melhorar o seu currículo e buscar um novo emprego de sucesso em 2021. Então coloque todas em prática e boa sorte candidato!

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,