Confira o papel da tecnologia na evolução do futebol

Muitos dizem que o futebol perdeu um pouco da criatividade e fantasia do passado, enquanto outros dizem que nunca se jogou de forma tão perfeita como atualmente. A verdade é que o futebol mudou muito nos últimos 20 anos. O profissionalismo e o rigor dos clubes e associações é hoje muito grande mesmo em divisões inferiores, fazendo com que as partidas se tornem mais físicas, estratégicas e baseadas em detalhes.

Esta abordagem mais científica está muito ligada à evolução da tecnologia e à forma como as equipes técnicas e outros protagonistas do futebol a abraçaram para melhorar os seus resultados. A seguir veremos algumas das áreas em que a tecnologia tem uma grande influência.

Entretenimento

Há uma indústria cada vez maior acerca do futebol, que adiciona engajamento para além dos resultados das partidas e das grandes jogadas. Um exemplo disso são os sites de apostas esportivas, que além de bônus de boas-vindas, promoções e opções de aposta, possibilitam intervenções ao vivo que tornam os jogos de futebol mais divertidos e interativos. O primeiro jogo da seleção na Copa do Catar irá atrair muitos apostadores e a vitória contra a Sérvia tem uma odd de 1.42 de acordo com algumas dessas plataformas.

Outros exemplos de entretenimento são as análises táticas que podem ser vistas no YouTube, bem como os diversos videojogos, séries sobre jogadores ou equipes de futebol e os dispositivos de realidade virtual que vêm ganhando cada vez mais espaço entre os entusiastas do esporte.

Treino de Futebol

Os clubes de futebol utilizam aplicativos para melhorar resultados em diversas áreas. As sessões de treinamento de futebol mudaram muito nos últimos anos e são cada vez mais personalizadas. Os atletas profissionais seguem um plano rigoroso, que é adaptado às suas características com o objetivo de tirar o maior rendimento durante as partidas. Mesmo fora dos clubes, existem opções inovadoras que permitem a qualquer pessoa treinar como um profissional.

O box-to-box, um app de treino individual muito popular no Brasil, permite treinar a qualquer hora e qualquer lugar apenas com uma bola e um celular. Os exercícios do app foram criados por um treinador UEFA Pro e os atletas podem acompanhar os resultados durante os treinamentos. O aplicativo também oferece planos de treino adaptados às características do usuário, como posição, idade, gênero, nível de experiência, peso, altura etc.

Dados

Outro fator que mudou muito o futebol foram os dados. A vertente analítica é hoje dominante nas decisões tomadas por treinadores e comissões técnicas dos clubes. Através das análises de dados é possível saber quem é o melhor jogador para cobrar faltas e escanteios, bem como identificar a porcentagem de vezes em que um jogador adversário dribla para a esquerda ou para a direita.

A Wyscout é uma plataforma que trabalha com dados e é utilizada por clubes, agências de jogadores e empresas de mídia. Esses recursos permitem identificar talentos mais rapidamente, melhorar a performance dos atletas, estudar táticas e perceber de forma clara os pontos fortes e fracos dos oponentes. Essas tecnologias tornam as partidas de futebol mais previsíveis, já que todos os aspectos são estudados previamente.

Os próximos anos trarão uma massificação crescente de tecnologias da web 3.0, em que se destacam a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada e computer vision. Essas funcionalidades darão origem a novas ferramentas e a uma transformação ainda maior do futebol. Poderemos chegar ao ponto em que os árbitros deixarão de ser necessários, os treinadores farão substituições com base em números e os acréscimos serão calculados automaticamente. O VAR é um grande sintoma de que caminhamos para um futebol cada vez mais tecnológico.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,