Copa do Mundo 2022: Próximos passos do Brasil após goleada na Coréia do Sul

Por: Marciano S. Guimarães

 

 

Se o que faltou na penúltima partida da Seleção Brasileira contra Camarões foi finalização, na sua partida mais recente (5), foi justamente o que a Seleção Verde e Amarela esbanjou. Com o placar de 4 x 1 sobre a adversária asiática em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, o Brasil deu motivo de sobra para a torcida que sonha com o Hexa comemorar. 

Logo nos primeiros 15 minutos de partida, com escalação oficial de craques como Neymar Jr, Richarlison, Lucas Paquetá e Vinícius Jr., o Brasil já havia marcado 2 gols. No primeiro tempo, Vinícius Jr. abriu o placar, logo aos 7 minutos de partida. O segundo gol foi de Neymar, aos 13 minutos de partida. O camisa 10 marcou o gol com a cobrança de pênalti certeira.. 

A confiança da equipe brasileira foi ganhando força em campo, o suficiente para que o Richarlison marcasse seu gol aos 29 minutos do primeiro tempo, bem como o gol de Paquetá, aos 36 minutos do primeiro tempo. O único gol da Coreia do Sul foi feito pelo atleta Paik Seung-ho, nos minutos finais do segundo tempo. 

Com a vitória, o Brasil enfrentará a Croácia nesta sexta-feira (9), ao meio-dia (horário de Brasília), em partida válida pelas quartas de final da Competição Mundial. Após isso, se for vitorioso, como indicado nas maiores casas de apostas de futebol, o Brasil espera o resultado do jogo entre Argentina e Holanda para saber quem enfrentará nas semifinais, ou a Holanda de Van Djik ou os argentinos ao comando de Lionel Messi.

Dancinhas em comemoração dos gols do Brasil envolve até o técnico Tite

Febre entre os torcedores e a contragosto de alguns, as dancinhas dos jogadores da Seleção Brasileira em comemoração aos gols do Brasil tomaram conta da internet. Até mesmo o técnico Tite se rendeu à dancinha do pombo, em comemoração ao terceiro gol feito por Richarlison na partida contra a Coréia do Sul. O técnico da Seleção Brasileira se juntou aos jogadores e fez os movimentos da famosa dança do pombo. 



Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelas dancinhas ensaiadas, que são reproduzidas em comemoração a cada gol realizado nas partidas oficiais. A dancinha escolhida para comemorar o primeiro gol contra a Coréia do Sul foi o “Pagodão do Birimbola” hit no Tiktok lançado pelo grupo “Os Quebradeiras”. Os jogadores que interpretaram a coreografia foram: Neymar, Lucas Paquetá, Vinícius Jr. e Raphinha.

Com repertório variado, as dancinhas são ensaiadas fora dos campos, por meio de vídeos que são divididos entre os jogadores na concentração. Para o jogo desta sexta-feira contra a Croácia, o Brasil já possui a dança de comemoração definida: “Aquecimento Senta Senta Suave”. A música é fruto de uma parceria entre Buarque e Kevin O Chris, amigos do atacante Vinícius Jr. O camisa 18 da Seleção Brasileira alegou que a intenção é realizar muitas outras dancinhas. 

Dança em combate ao racismo 


Vale ressaltar que Vinícius Jr. (22), que também veste a camisa do Real Madrid, recentemente foi alvo de falas racistas. O presidente da AAE (Associações de Agentes Espanhóis), Pedro Bravo, disse que o brasileiro deveria “deixar de brincar de macaco”. 

A fala ganhou grande repercussão na mídia e embora essa não tenha sido a primeira vez que um atleta brasileiro tenha sido alvo de racismo, nunca antes houve uma  postura tão sólida quanto a de Vini Jr., que por sua vez, compartilhou um vídeo em sua redes sociais onde declarou a seguinte frase: “Dizem que a felicidade incomoda, a felicidade de um preto brasileiro na Europa incomoda muito mais”.

O craque Vinícius complementou a fala afirmando que as danças são para celebrar a diversidade cultural mundial e finaliza alegando que as danças não vão parar: “Aceitem, respeitem ou surtem”.

No Brasil, o projeto Educafro e o Centro Santos Dias de Direitos Humanos moveram uma ação contra as falas do empresário Pedro Bravo, cujo processo pede uma indenização de 10 milhões de reais por danos morais ao povo brasileiro. 

 

 

Fotos: Divulgação/CBF

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,