POR REREDAÇÃO JS * (redacao@jornaldosudoeste.com)
A Defensoria Pública da Bahia inaugurou, no último dia 28 de novembro, a nova sede da Instituição em Guanambi. O evento marcou o encerramento da 4ª edição do Projeto Gabinete Itinerante e reuniu autoridades estaduais e municipais.
Durante a cerimônia, a Defensora Pública Geral, Camila Canário de Sá Teixeira, destacou que a entrega da nova estrutura integra as comemorações pelos 40 anos da Defensoria e simboliza o fortalecimento das Unidades Regionais. “Celebrar os 40 anos da Defensoria Pública da Bahia é também reafirmar o nosso compromisso com a interiorização e com o fortalecimento das (Unidades) Regionais. A nova sede de Guanambi simboliza esse avanço: uma estrutura moderna, sustentável e pensada para oferecer um atendimento mais digno, eficiente e acolhedor à população”, afirmou.

Foto: Ascom/DPE BA
Construído em terreno cedido pela Prefeitura Municipal, o prédio está localizado em área próxima à Avenida Joaquim Chaves, NO Loteamento Binha Teixeira, atrás da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. O prédio foi construído com módulos pré-fabricados, equipado com sistema de energia solar, isolamento termoacústico e acessibilidade plena. A nova estrutura conta com 10 gabinetes e setores administrativos ampliados, praticamente dobrando a estrutura anterior.
Atualmente, a Unidade realiza cerca de 200 atendimentos mensais. Com a nova sede, a expectativa é ampliar a capacidade em até 30%, garantindo mais conforto, privacidade e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Para a coordenadora da 15ª Regional, Defensora Pública Carolina Cozatti Prato, a ampliação da Unidade representa um avanço essencial: “Além de oferecer mais gabinetes e espaço, reforça a qualidade dos atendimentos, desde a recepção e triagem até os serviços de conciliação e acolhimento de mulheres, crianças e mães atípicas em situação de violência doméstica”.
A Defensoria Regional de Guanambi também atende os municípios de Candiba e Pindaí, além de receber apoio da 1ª Defensoria Regional de Caetité nas demandas criminais de Lagoa Real. A Unidade cobre uma população de mais de 120 mil pessoas, contando com quatro Defensores Públicos e 24 colaboradores, entre Analistas, servidores, vigilantes e estagiários.
Com a inauguração, Guanambi passa a ser o quinto Econúcleo da Defensoria Pública daBahia, dentro de um processo contínuo de expansão e padronização das estruturas regionais.
sede encerrou a 4ª edição do Projeto Gabinete Itinerante, que percorre as Regionais da DPE/BA para ouvir demandas, fortalecer equipes e aproximar a gestão da realidade de cada Território. “O fechamento dessa edição com a entrega de uma nova sede simboliza um ciclo de avanços que reafirmam a missão institucional de ampliar o acesso à Justiça em todos os cantos da Bahia”, concluiu a Defensora-Geral.
* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA




