Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em seis cidades do País por desastres naturais

Municípios ficam nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Por: Imprensa MDR

Brasília (DF), 14/7/2021 – A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em seis cidades do Brasil atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).

Quatro municípios ficam em Santa Catarina: Camboriú e Imaruí entraram em situação de emergência por chuvas intensas. Já Maravilha e Nova Erechim registraram estiagem. No estado, são 81 municípios em situação de emergência, na maioria por estiagem.

No Rio Grande do Sul, o município de Cerro Grande é um dos 27 em situação de emergência e sofreu danos por um vendaval.

Na Bahia, São Félix do Coribe entrou em situação de emergência por estiagem e integra a lista de 112 cidades em situação de emergência do estado.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município poderá pedir recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

 

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,