Dia dos Pais e o trabalho do cuidado: pai e filho dividem a paixão pela Medicina e a rotina de estudos

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Em fases diferentes da carreira, os dois compartilham o aprendizado na área médica e mostram que o conhecimento também pode passar de geração em geração

POR BIANCA MENEZES – ASCOM/DARANA RP (bianca@darana.com.br)

Para Luiz Fernando Castro, a Medicina começou muito antes da Faculdade. Ela nasceu ainda na infância, acompanhando o pai nos atendimentos, ouvindo histórias de pacientes e vendo de perto o compromisso de quem dedica a vida a cuidar das pessoas. Anos depois, o exemplo se transformou em escolha profissional. Hoje, pai e filho vivem momentos diferentes da mesma carreira: enquanto Luiz Carlos Castro, médico há mais de 25 anos, volta à sala de aula para uma Pós-graduação em Ultrassonografia, Luiz Fernando se prepara para concluir a Graduação em Medicina.

Em comum, além da profissão, eles dividem o mesmo ambiente de aprendizado e, de vez em quando, se encontram pelos corredores do Ambulatório de Práticas Médicas. A ligação da família com a área da Saúde vai além da escolha pela Medicina. O cuidado com as pessoas sempre fez parte da trajetória familiar e hoje se fortalece por meio da formação continuada e da preparação de uma nova geração de profissionais.

Formado em Medicina em 1999, Luiz Carlos construiu sua carreira atuando na Atenção Primária à Saúde, na Assistência Hospitalar e na Estratégia de Saúde da Família. Há mais de duas décadas atende pacientes nos municípios de Piripá, Condeúba, Cordeiros e cidades vizinhas, no Sudoeste baiano. Em 2007, fundou sua Clínica própria em Piripá, onde segue atuando nas áreas de Clínica Médica e Ultrassonografia.

Mesmo após tantos anos de profissão, ele acredita que a atualização constante é parte essencial da carreira médica. Foi esse compromisso que o levou à Pós-graduação em Ultrassonografia da Afya Educação Médica em Vitória da Conquista. “Eu sempre gostei da Área de Imagem e considero a Ultrassonografia uma ferramenta extremamente importante para complementar o atendimento médico, principalmente na região onde atuo. Existe uma grande necessidade desse serviço, e ele contribui para diagnósticos mais rápidos e precisos, oferecendo mais resolutividade aos pacientes”, afirma.

O médico conta que precisou buscar, há alguns anos atrás, cursos em Ultrassonografia em Salvador e São Paulo. Para ele, a chegada de uma Pós-graduação na região representa uma oportunidade importante para profissionais do interior: “Ter um curso de especialização tão próximo da nossa região facilita muito a qualificação dos profissionais do interior, que antes precisavam se deslocar para as capitais para buscar esse tipo de formação. Agora, além de aperfeiçoar minha prática, poderei conquistar o título de especialista na área”.

Enquanto o pai investe em uma nova etapa da carreira, o filho se prepara para iniciar a sua trajetória profissional. Luiz Fernando, filho de um médico e de uma enfermeira, conta que a decisão de cursar Medicina surgiu naturalmente ao acompanhar a rotina da família: “Desde pequeno, sempre me impressionou a forma como meu pai cuida das pessoas com dedicação, empatia e compromisso. Ver o carinho e o respeito que os pacientes têm por ele despertou em mim o desejo de seguir esse mesmo caminho. Sempre senti que ajudar pessoas, promover qualidade de vida e fazer a diferença na vida delas é o que realmente me realiza”, relembra Luiz Fernando.

Hoje no internato da Afya Vitória da Conquista, ele destaca que a formação prática tem sido um dos grandes diferenciais da Graduação: “Minha experiência tem sido muito positiva desde o primeiro semestre. O contato precoce com a prática, os laboratórios bem estruturados e a tecnologia disponível fizeram muita diferença na minha formação. Agora, no internato, percebo que toda essa estrutura e os campos de estágio me deram mais segurança e preparo para a prática médica, me aproximaram da realidade da nossa região e reforçaram a importância de oferecer um atendimento humano e de qualidade”.

Além da troca de experiências sobre a profissão, pai e filho compartilham conselhos e expectativas para o futuro. Luiz Carlos afirma que sonha em ver o filho dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira. “É um motivo de muito orgulho saber que ele escolheu seguir a Medicina. A expectativa de, no futuro, trabalharmos juntos é muito gratificante. Acredito que ele poderá dar continuidade a essa história, sempre buscando oferecer um atendimento ético, competente e humanizado”, conta o pai.

Inspirado pelo exemplo do pai, Luiz Fernando ainda avalia qual especialidade seguirá após a Graduação. Ortopedia, Psiquiatria e a própria Área de Imagem estão entre as possibilidades. “Meu pai sempre me incentiva a buscar uma formação de excelência e uma residência médica, inspirando-me a construir uma carreira baseada em dedicação, responsabilidade e compromisso com as pessoas”.

Entre as orientações que Luiz Carlos faz questão de transmitir ao filho, uma delas vai além do conhecimento técnico: “Eu sempre digo para ele aproveitar ao máximo a Graduação, aprender com cada professor, preceptor e paciente. Mas também reforço que a Medicina vai muito além da técnica. Um bom médico precisa enxergar o paciente como um ser humano completo. Cuidar das pessoas exige conhecimento, mas também empatia, respeito, escuta e sensibilidade. Esse, para mim, é o verdadeiro sentido da Medicina”.

Foto : Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – EdiÇÃo 762