redacao@jornaldosudoeste.com

Dívidas atrasadas de até R$ 500 foram as mais quitadas pelas empresas em novembro, indica Serasa Experian

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Índice tem tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais e mostra priorização do pagamento de parceiros e fornecedores

Por: Serasa Experian

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostram que, em novembro de 2022, 44,6% das contas atrasadas dos negócios brasileiros foram pagas em até 60 dias após a negativação. No período, a maior parte das dívidas quitadas pelos empreendedores foram aquelas cujo valor era de até R$ 500. Veja os dados completos nos gráficos a seguir:

O setor com mais dívidas pagas foi o de “Outros” (50,8%), que compreende empresas da Indústria, do Terceiro Setor e Primário. Este foi o segundo mês consecutivo que o indicador tem aumento neste segmento. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais do indicador, em relação a outubro, “ainda mostra que os negócios seguem priorizando o pagamento de parceiros, fornecedores e companhias do varejo, ainda que com atraso, para continuarem funcionando”.

Ainda segundo análise por setores das dívidas, o segundo lugar das contas em atraso quitadas em até 60 dias após a negativação foi do segmento do Varejo (49,5%), depois as Utilities (44,7%), que englobam contas básicas como energia, gás e água, Financeiras (43%) e Securitizadoras (40,5%). Serviços (33%) e Telefonia (12,9%) fecham o ranking.

Os dados mostram, ainda, que 56,1% dos débitos com até 30 dias de atraso foram quitados. As contas atrasadas em até 60 dias tiveram uma taxa de pagamentos de 44,9%. Em terceiro lugar estão os encargos atrasados em 90 dias (28%) e aqueles com até 1 ano ficaram em quarta posição (23%). Mais de 20% das obrigações vencidas em até 180 dias foram pagas e, por fim, apenas 5,3% dos encargos vencidos há mais de 1 ano foram liquidados.

Norte e Nordeste têm os maiores níveis de recuperação em novembro

Em novembro de 2022, Unidades Federativas (UF) mostram que o Norte e o Nordeste se dividiram como as regiões em que os estados tiveram os maiores níveis de recuperação – foram 9 lugares ocupados no ranking. Confira os dados completos no gráfico abaixo:

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

Metodologia

Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Foto de Capa: Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744