Dor ao Evacuar

Dor ao evacuar é uma queixa muito comum, estima-se que cerca de 50% da população terá alguma doença no ânus ou canal anal ao longo da vida. Entre elas estão as hemorroidas, as fissuras anais, fistulas anais, abscessos entre outros. Neste episódio do Dr. Ajdua, a cirurgião Dra. Beatriz Azevedo dará mais detalhes sobre o assunto

 

Por: Agência Brasil 61

 

A causa mais simples de dor ao evacuar é a própria constipação. As fezes endurecidas, ou muito grossas ao passarem pelo canal anal enfrentam dificuldades causando dor e desconforto pela distensão excessiva do musculo e da pele da região. No geral essa dor melhora após a evacuação.

O tratamento consiste em melhorar o funcionamento do intestino, com mudanças no estilo de vida, prática regulares de exercícios físicos, alimentação rica em fibras, aumentar ingesta hídrica e até uso de medicação laxativa quando indicada pelo médico.

Além da dor para evacuar, repare se tem mais algum dos sintomas abaixo:

  • Notou algum abaulamento nos anus? Tem sangramento que você percebe no vaso ou no papel higiênico? Isso pode ser hemorroida.  Hemorroidas são veias existentes no canal anal de todas as pessoas. Chamamos de doença hemorroidária a presença de alterações nessas veias que incluem sangramento, prolapso e trombose.
  • Você tem algum corte na região do ânus? A causa mais comum de dor a evacuação de forte intensidade é a fissura anal. Fissura anal nada mais é do que um corte, uma rachadura na borda do ânus. Por ser uma região com bastante inervação quando esse corte aparece a dor é muito intensa, aguda, pode vir acompanhada de sangramento vivo e melhora após algumas horas da evacuação.
  • Você tem vermelhidão, calor e a dor ao redor dos anus piorou muito rapidamente? Mais uma doença que pode causar dor na região são os abscessos perianais. Trata-se de uma infecção na região ao redor do ânus. Há uma dor constante, de difícil controle que piora com o passar das horas e dias. Pode vir associada a abaulamento na região, vermelhidão no local e febre. Nesse caso você deve procurar um pronto socorro imediatamente pois o tratamento é cirúrgico.
  • Notou saída de pus ou fezes em algum outro ponto próximo ao ânus? A fistula perianal normalmente aparece após o tratamento de um abscesso e configura uma comunicação entre o interior do canal anal e a pele.
  • Você tem algum nódulo ou popularmente conhecido como caroço mais endurecido no ânus? Um motivo felizmente pouco comum, mas muito importante de dor anal é o câncer do canal anal. Normalmente ele se apresenta como uma área endurecida e dolorosa na borda anal.
  • Quanto tempo dura essa dor? Essa dor ocorre de repente e depois desaparece? Isso pode ser o que chamamos de Proctologia fugaz. Ela se apresenta como uma dor intensa e súbita no canal anal, como uma câimbra. Pode inclusive acordar o paciente a noite devido a intensidade. Por ser um distúrbio funcional não há nada alterado no exame clínico. É causada por uma contração involuntária e intensa da musculatura do ânus.

Como você pode notar há diversas causas além das famosas hemorroidas para a dor ao evacuar. Por isso se você tem esse sintoma de forma constante ou recorrente procure seu médico.

 

 

Foto da capa: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,