Eleitores têm até 5ª-feira para solicitar voto fora do domicílio

Pedidos de voto em trânsito devem ser realizados em qualquer cartório eleitoral com um documento oficial com foto

Por Alexandre Garcia, do R7

 

Os cidadãos brasileiros que pretendem votar fora do domicílio eleitoral nas eleições deste ano podem solicitar o voto em trânsito até quinta-feira (23).

Para ter autorização para votar fora do domicilio eleitoral, é necessário comparecer em qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto e indicar o local onde deseja votar.

Ao deixar o cartório, o eleitor já saberá a zona e a seção em que deverá comparecer para registrar o voto.

Os eleitores que solicitarem o voto em trânsito não poderão voltar atrás. Quem estiver nessa condição e tentar votar dentro do domicílio eleitoral terá que justificar a ausência no pleito.

Nas eleições deste ano, estão habilitados a receber eleitores em trânsito todas as capitais brasileiras e os municípios com mais de 100 mil eleitores.

Em quem poderei votar?

Os eleitores em viagem para fora do Estado ou unidade da Federação na qual votam tradicionalmente poderão escolher apenas o candidato presidência da República ao solicitar o voto em trânsito.

Já aqueles que estiverem dentro do Estado ou unidade da Federação, mas em cidade diferente da apresentada como domicílio eleitoral, terão o direito de votar para todos os cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Quando será a eleição?

O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 7 de outubro. Caso haja segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 28 de outubro para votar novamente presidente e/ou governador.

Foto capa: Diego Herculano/Folhapress

Jornal do Sudoeste

Categorias