77 3441-7081 — [email protected]

Em Paramirim, secretarias promovem ações preventivas contra hanseníase verminoses e tracoma nas escolas

Em parceria, as secretarias municipais de Saúde e Educação estão realizando em Paramirim a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. Nesta terça-feira (21), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores uma palestra sobre a temática, com os diretores e coordenares das escolas, coordenadores das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, e com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde.

 A campanha irá acontecer nas escolas públicas, tendo como público-alvo os alunos de 5 a 14 anos de idade. O objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Durante a Campanha, os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família, vão percorrer os estabelecimentos de ensino para promover a devida orientação quanto a:

  • Hanseníase – Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
  • Verminoses – Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
  • Tracoma – Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.


Em parceria, as secretarias municipais de Saúde e Educação estão realizando em Paramirim a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. Nesta terça-feira (21), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores uma palestra sobre a temática com os profissionais dos setores envolvidos.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias