Embrapa oferece curso on-line de Cromatografia

Por Ascom/ Embrapa

 

Um novo curso à distância acaba de ser lançado pela Embrapa, dentro das comemorações do aniversário da Empresa neste mês de abril. É o curso de Cromatografia que apresenta, de forma didática e simplificada, os conceitos básicos sobre diferentes técnicas cromatográficas. O público-alvo inclui estudantes de nível técnico ou superior das áreas de química, farmácia, nutrição, agronomia e veterinária, que trabalham ou pretendem utilizar a cromatografia como técnica de análise em seus trabalhos, e também para capacitar técnicos e colaboradores de todas as unidades da Embrapa. O curso é de graça e as inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/en/e-campo/cromatografia

Segundo Maria de Lourdes Souza, analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) e uma das coordenadoras do curso, ele surgiu da importância da técnica de cromatografia para a área de análise química, assim como pela necessidade da compreensão e do treinamento teórico dos técnicos antes de realizar atividades práticas ou interpretar resultados. “Existe uma demanda crescente no mercado de trabalho por profissionais bem capacitados nessa técnica. Com o curso de cromatografia à distância, os fundamentos de cromatografia poderão ser úteis e estar acessíveis a um maior número de pessoas”, diz.

Monalisa Santana, também analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos e coordenadora do curso,  acrescenta que a cromatografia é a técnica mais empregada em análises químicas, não apenas na área de alimentos, como também para as áreas farmacêutica, bioquímica e de saúde. “O curso trará, de forma didática e objetiva, os conceitos básicos da técnica para estudantes e profissionais que são iniciantes nesses conhecimentos. Os conteúdos abordados proporcionarão aos alunos consolidar uma base para começar a utilizar a técnica e, para aqueles que pretendem posteriormente aprofundar seus conhecimentos, estarão prontos para compreender aplicações e conceitos mais complexos”, afirma.

O curso está dividido em seis módulos, cada um composto por uma videoaula, uma apostila e uma avaliação objetiva sobre o conteúdo estudado. Camila Stephan, analista do Setor de Gestão de Pessoas da Embrapa Agroindústria de Alimentos, explica que as videoaulas foram gravadas de forma concisa e objetiva procurando favorecer o aprendizado. O aluno pode assistir às videoaulas de acordo com o ritmo e a disponibilidade de horário.

“Todo o conteúdo visual também é apresentado na forma de apostila de modo a permitir que o participante acompanhe a explicação da instrutora, faça anotações, fixe os conceitos e acesse outros livros, guias e manuais referenciados nesse material, antes de se submeter a avaliação objetiva de cada módulo”, destaca Camila.

Cursos Embrapa

Como parte das atividades de comemoração dos 48 anos da Embrapa, completados no dia 26 de abril, estão sendo oferecidos 13 novos cursos on-line voltados ao público urbano e ao setor produtivo. Além dos lançamentos, a vitrine de capacitações on-line da Empresa está com inscrições abertas para outros 30 cursos.

De acordo com Aline Branquinho, coordenadora da Rede e-Campo da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, com a impossibilidade de realização de eventos de transferência de tecnologia e compartilhamento de conhecimento de forma presencial, a Embrapa está investindo cada vez mais na oferta de soluções de aprendizagem on-line. “E essa ferramenta tem se mostrado uma excelente estratégia de aproximação com a sociedade brasileira. As capacitações são elaboradas com linguagem didática e de fácil entendimento, privilegiando-se a utilização de vídeos. Além disso, os cursos oferecem certificado de participação”, conclui.

Programa do curso

Módulos do Curso de Cromatografia – Conceitos básicos

Módulo 1 – Fundamento, Histórico Classificação e Princípios de Separação da Cromatografia

Módulo 2 – Fases Móveis (FM), Fase Estacionária (FE)

Módulo 3 – Cromatografia em Camada Delgada (CCD) e cálculos de Fator de retenção (RF)

Módulo 4 –Cromatografia Líquida

Módulo 5 – Cromatografia Gasosa

Módulo 6 – Entendendo um cromatograma e Parâmetros Cromatográficos

Serviço

Período de inscrição: oferta contínua
Período de realização: o participante pode iniciar os estudos logo após a efetivação de sua inscrição. Recomenda-se que o curso seja concluído em até 40 dias após a inscrição
Carga Horária: 20 horas
Certificação: O participante deverá atingir nota igual ou superior a 60 nas avaliações
Mais informações pelo e-mail: [email protected]

 

 

Foto de Capa: Embrapa.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,