Empréstimos, demandas judiciais, gratuidade e saúde lideram as denúncias na primeira semana de funcionamento do Disque Idoso

O Disque Idoso recebeu em média 50 ligações diárias na sua primeira semana de funcionamento. Empréstimos, demandas judiciais, gratuidade e saúde foram os temas da maioria das denúncias. O canal, lançado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) no dia 2 em celebração ao Mês do Idoso, recebeu ao todo 238 ligações.
 

O lançamento da ouvidoria foi motivado pelo grande número de denúncias sobre violação dos direitos da pessoa idosa no Disque Combate ao Preconceito. Foram 15 denúncias em seu primeiro mês de funcionamento. O número corresponde a 37% de todas as demandas do período. Com o lançamento do canal específico para os idosos, o número de demandas recebidas pela secretaria apenas na primeira semana foi 16 vezes maior que em todo o mês anterior.
 

“O volume de ligações recebidas na primeira semana de funcionamento do disque mostra a importância de termos um canal exclusivo para a pessoa idosa. Agora eles tem uma linha direta com profissionais especializados que podem tirar as duas dúvidas e fazer valer os seus direitos. Isso contribui não só para a resolução de casos específicos, mas também para elaboração de políticas de prevenção e combate a práticas abusivas.”, diz o secretário de Direitos Humanos Átila Alexandre Nunes.

Denúncias para o Disque Idoso podem ser feitas através do telefone (21) 2334 5500. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias