Engenheiro formado pela Fainor cria aparelho contra Coronavírus

Por Ascom/Fainor

Um respirador pulmonar que ajuda no tratamento do Coronavírus e é bem mais barato do que os encontrados no mercado atualmente. Esse é o projeto do engenheiro eletricista Djalma Messias, formado pela Fainor, em conjunto com dois outros profissionais, a médica Hélvia Bertoldo e o engenheiro Saulo Porto.

A ideia do aparelho surgiu através de um concurso proposto pela Montreal General Hospital Foundation, do Canadá, que lançou um desafio global à inovação: projetar um ventilador pulmonar simples, de baixo custo, fácil de fabricar e de manter, que poderia ser produzido em qualquer lugar do mundo para ajudar a combater o Covid-19.

Djalma Messias levou apenas 10 dias para projetar e construir o equipamento. O projeto concorreu com mais de 1 mil outros respiradores criados por engenheiros do mundo todo e está entre os 65 melhores. Sob as regras da competição, os três principais modelos estarão disponíveis para download gratuitamente, podendo ser utilizado para fabricação em qualquer lugar.

Mas, independente da colocação no concurso, a equipe espera a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para que o respirador possa ser produzido em larga escala e começar a ajudar no tratamento das pessoas infectadas pelo vírus. “Eu me sinto muito feliz e realizado, pois foi um desafio no qual eu me engajei ao máximo principalmente pelo impacto positivo que poderá salvar vidas em uma conjuntura tão caótica na qual estamos vivendo”, comenta o engenheiro eletricista, Djalma Messias.

Equipamento

Foto: Ascom/Fainor

O ventilador, ou respirador mecânico, é um aparelho que vai suprir a necessidade respiratória do paciente quando o pulmão estiver comprometido pela ação do vírus, ou seja, vai manter o paciente respirando enquanto o tratamento estiver sendo administrado.

Enquanto aguardam o resultado, os engenheiros e a médica seguem trabalhando na criação de outros projetos que auxiliem no combate ao Corona Vírus.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,