POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
A Prefeitura Municipal de Belo Campo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou entre os dias 10 e 12 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2026, evento que marcou o início das atividades do ano letivo de 2026 com foco em formação, planejamento e alinhamento das ações educacionais da rede municipal.
Com o tema “Equidade na Educação: desafios e práticas de um currículo vivo e uma avaliação que considerem todos os estudantes”, a abertura ocorreu na Quadra de Esportes da Escola Municipal Edvaldo Flores e reuniu professores, gestores, coordenadores pedagógicos, equipe técnica da Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, além de representantes do Executivo e Legislativo municipal.
Na mesa de abertura estiveram presentes o prefeito Fidélis – Neto Fidélis – Pereira Reis (PSD), o vice-prefeito Rodolfo de Almeida Lopes (PSD), a secretária municipal de Educação e primeira-dama Sandra dos Santos Silva Reis, o secretário municipal de Obras Nathan Ferraz Duarte, o vereador Willians Moreira Amaral (Solidariedade) e a professora Edilene Morais Vieira, representando os profissionais da Educação.

Durante a solenidade, o prefeito Fidélis – Neto Fidélis – Pereira Reis (PSD) destacou avanços conquistados pela categoria e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização dos educadores. Ele citou medidas como o pagamento do décimo terceiro e do terço de férias em janeiro, além da garantia de férias para professores contratados e o reajuste do Piso Salarial para concursados e contratados.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra dos Santos Silva Reis reforçou o papel transformador da Educação e pediu que os professores mantenham um olhar humanizado sobre os estudantes. “Que em 2026 possamos renovar as forças e colher muitos frutos. Quando os resultados chegam, nossos alunos recebem e os professores também são reconhecidos”, afirmou.

A programação contou com palestra da Professora Mestre em Educação Cleuza Rodrigues Repulho, que abordou o tema central da jornada.
Em seguida, a Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Dyuana Darck Santos Brito, apresentou o Plano de Ação para o ano letivo.
Nos dias seguintes, foram realizadas formações específicas por áreas, reuniões técnicas e encontros de planejamento nas Unidades Escolares.
O evento teve como objetivo consolidar práticas pedagógicas que reconheçam as diversidades, reduzam desigualdades e assegurem o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes. A Jornada reafirma o compromisso da gestão municipal em investir na formação continuada dos educadores e na melhoria da qualidade do Ensino em Belo Campo.
Foto Capa: Ascom/PMBC





