Escritores, editoras e livreiros se reúnem em campanha para valorizar a literatura brasileira

Por Ascom

 

Para conscientizar os brasileiros a consumirem mais os livros nacionais, editoras, autores e livreiros irão se reunir em dezembro na Semana do Compre um Livro Nacional. A campanha que acontece de 01 a 08 de dezembro tem como embaixadora a renomada autora Rô Mierling, que além de já ter sido publicada por uma das maiores editoras brasileiras, é autora da HarperCollins, uma das maiores casas editoriais do planeta.

 

Embaixadora do projeto, autora Rô Mierling. Foto: Divulgação.

O professor e escritor Francisco Ferreira e a publicitária Jessica Galiano, ambos do Rio de Janeiro, são os idealizadores do projeto, que conta atualmente com mais duas coordenadoras, além de reunir mais de cem multiplicadores, sendo estes escritores, jornalistas, influencers digitais, leitores e profissionais da escrita que abraçaram a iniciativa voluntariamente. O objetivo é valorizar uma das maiores riquezas culturais do país, que são os seus escritores e os livros brasileiros.

 

Idealizadores da campanha, professor e escritor Francisco Ferreira e a publicitária Jessica Galiano, ambos do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio. Foto: Divulgação.

Já para a semana do evento, os organizadores celebram a marca de quase 100 inscrições feitas por autores independentes, editoras e livreiros em tempo recorde: três dias.
Segundo o idealizador do projeto, essa iniciativa surgiu de diversas postagens de escritores que reclamavam sobre a aparente ausência do agente literário no Brasil. Trata-se de um profissional que leva os originais de livros e roteiros para as editoras e produtoras. Ainda de acordo com Ferreira, esse profissional pouco atua no país, pois não há interesse do mercado em publicar autores nacionais.
“Através da campanha vamos mudar essa lógica que prestigia a literatura estrangeira, relegando autores nacionais à marginalidade”, ressalta Ferreira.
Os interessados em participar e/ou apoiar o evento deverão entrar em contato pelo Instagram da campanha: @campanha_livro_nacional ou através do e-mail: [email protected]

 

Curadoria

Francisco Ferreira | Idealizador e Coordenador Geral: Mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UERJ; consultor de roteiro e roteirista; autor dos livros: O menino de Daomé, A beleza assombrosa da luz maldita e A Farmácia.
Jessica Galiano | Idealizadora e Publicitária: Graduada em marketing e Direito, publicitária, jornalista, designer, capista e diagramadora de livros. Relações internacionais da campanha.
Juliete Vasconcelos | Coordenadora de Relações Públicas: turismóloga; graduanda em Letras; autora da trilogia O Ceifador de Anjos e do livro Quando os pássaros pousam e outros contos psicopáticos; editora do Editorial Eco Literário.
Cibele Laurentino | Coordenadora de Redes Sociais: gestora em turismo; graduanda em Letras; autora dos livros O cactus e Nobelina.

 

Arte: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,