Estado monitora regiões afetadas pela chuva e envia equipes de apoio aos municípios

Por: Comunicacao Governo da Bahia

Em Jequié, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio do 8° Grupamento de Bombeiros Militar, resgatou 268 pessoas e 25 animais atingidos pelas chuvas que inundam a região. As localidades do Centro, Ceavig, Mandacaru, João Romão, Curral Novo e Jequiezinho são as mais afetadas com o maior número de ocorrências.

 

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-PMBA) trabalha com equipes para levar água, comida, fraldas, remédios e roupa até os moradores isolados pela água. Entre os distritos que receberam os suprimentos estão Barreiros e Areião, localizados no município de Mirante, na região de Jequié.

 

Em atendimento à Situação de Emergência, o CBMBA dispõe de 50 bombeiros militares atuando na cidade de Jequié, além de outros 16, em Ipiaú. Embarcações e viaturas são utilizadas para o resgate de pessoas e animais em áreas alagadas. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado por meio do número de telefone 193.

 

Infraestrutura 

 

Devido às chuvas na madrugada desta segunda-feira (26), em Jequié e região, alguns trechos de estradas e vias estão com tráfego interrompido, como a Ponte sobre o Rio de Contas, na BA-650, entre Ipiaú e Itagibá, onde o nível da água invadiu a pista.

 

A cabeceira da ponte sobre o Rio de Contas, na BA-130, entre a BR-330 e o acesso ao distrito de Itajuru, em Jequié, sofreu erosão, sendo necessária sua interdição e interrupção do trânsito de veículos no local, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

 

Outras duas pontes sobre o Rio de Contas, nos quilômetros 00 e 01 na BA-647, entre Aiquara e Palmeirinha, também foram interditadas, após o aumento do nível da água do Rio de Contas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizou equipe técnica para acompanhar as ocorrências e, após a redução do nível da água no local, avaliará a estrutura dos equipamentos.

 

Defesa Civil 

 

O Reservatório da Usina da Pedra, situado na Bacia do Rio de Contas, na região do município de Jequié, recebeu um volume de água expressivo em decorrência das fortes chuvas, o que tornou necessária a abertura das comportas para controle de cheia, elevando o nível de água do Rio de Contas. A ocorrência, que gerou alagamentos e inundações em Jequié e em municípios circunvizinhos, deixou 500 desalojados, 109 desabrigados e 6.500 outros afetados diretamente ou indiretamente pelas fortes chuvas só naquele município.

 

A Defesa Civil da Bahia (Sudec) deslocou uma equipe técnica para a região. Ela atua com vistorias, assistência ao município e orientando nas ações durante e pós-desastre. A população atingida é assistida com kits de ajuda humanitária, contendo cesta básica, colchões, lençóis, travesseiros, toalha e água mineral para atender a população atingida, em diversas localidades da Bahia.

 

Os dados gerais da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) apontam que, em todo o Estado, até a manhã desta segunda-feira (26), com base em informações repassadas pelas prefeituras das cidades alagadas, 2.212 pessoas estão desabrigadas, 24.758, desalojadas, e 178.091 são afetadas pelos efeitos diretos do desastre. Foram registrados ainda sete feridos e um óbito. No total, 205.071 pessoas foram atingidas pelas enchentes em 106 municípios baianos.

 

Decretos de Situação de Emergência já foram publicados por 85 cidades, que são: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jiquiriça, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Maracás, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmom, Milagres, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga e Barra do Rocha.

 

Municípios afetados: 

 

1.         Aiquara

2.         Alagoinhas

3.         Alcobaça

4.         Aracatu

5.         Arataca

6.         Aurelino Leal

7.         Baixa Grande

8.         Barra da Estiva

9.         Barra do Choça

10.       Barro Preto

11.       Belo Campo

12.       Boa Nova

13.       Brejões

14.       Buerarema

15.       Cachoeira

16.       Canavieiras

17.       Caravelas

18.       Cardeal da Silva

19.       Cícero Dantas

20.       Coaraci

21.       Dário Meira

22.       Euclides da Cunha

23.       Eunápolis

24.       Fátima

25.       Firmino Alvez

26.       Ibicaraí

27.       Ibicuí

28.       Ibipeba

29.       Ibirapuã

30.       Iguaí

31.       Ilhéus

32.       Inhambupe

33.       Ipiaú

34.       Itabuna

35.       Itaju do Colônia

36.       Itajuipe

37.       Itambé

38.       Itanhém

39.       Itapé

40.       Itapebi

41.       Itapetinga

42.       Itapicuru

43.       Itapitanga

44.       Itaquara

45.       Itarantim

46.       Itororó

47.       Ituaçu

48.       Jequié

49.       Jiquiriça

50.       Jitaúna

51.       Jucuruçu

52.       Jussari

53.       Lafaiete Coutinho

54.       Maiquinique

55.       Maracás

56.       Marcionílio Souza

57.       Mascote

58.       Medeiros Neto

59.       Miguel Calmom

60.       Milagres

61.       Mirante

62.       Mutuípe

63.       Nova Itarana

64.       Nova Soure

65.       Nova Viçosa

66.       Olindina

67.       Pau Brasil

68.       Piripá

69.       Planalto

70.       Poções

71.       Porto Seguro

72.       Prado

73.       Ribeira do Pombal

74.       Ribeirão do Largo

75.       Santa Cruz Cabrália

76.       Santa Cruz da Vitória

77.       Santa Luzia

78.       São Félix

79.       Teodoro Sampaio

80.       Ubaitaba

81.       Vereda

82.       Vitória da Conquista

83.       Wenceslau Guimarães

84.       Contendas do Sincorá

85.       Tanhaçu

86.       Ubatã

87.       Guaratinga

88.       Ibirapitanga

89.       Almadina

90.       Barra do Rocha

91.       Belmonte

92.       Catu

93.       Cipó

94.       Floresta Azul

95.       Gandú

96.       Guanambi

97.       Ibirataia

98.       Ibotirama

99.       Itagi

100.     Itamaraju

101.     Juazeiro

102.     Manoel Vitorino

103.     Maragojipe

104.     Santo Antônio de Jesus

105.     Sátiro Dias

106.     Teixeira de Freitas

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,