Estudantes da rede estadual tem até a próxima terça-feira para renovar a matrícula por meio do SAC Digital

Da Redação*

 

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia preparou uma novidade para a renovação da matrícula para o ano letivo de 2020 dos estudantes matriculados e com frequência regular nas Escolas da rede pública municipal de Ensino: o processo poderá ser feito 100% online, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets ou pelo computador.

Para isso, até a próxima terça-feira, dia 10, os estudantes, pais ou responsáveis deverão baixar o aplicativo do SAC Digital nas lojas App Store, para dispositivos IOS, ou Google Play, no caso dos dispositivos Android, ou ainda realizar o cadastro pelo Portal.

Para efetuar a pré-matrícula e garantir a vaga na Escola em que estuda no próximo ano letivo, os passos são os seguintes: acessar o SAC Digital (Portal ou Aplicativo); clicar em “Cadastre-se” no menu principal; preencher o formulário; e no campo “E-mail”, informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha, já que no final do cadastro será necessário acessar esse e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só será concluída após a efetivação desse cadastro.

No que diz respeito aos novos estudantes, sejam vindos da rede pública de Ensino ou da rede privada, também será possível realizar a pré-matrícula online, por meio do SAC Digital. Contudo, em datas diferentes, entre os dias 21 e 28 de janeiro de 2020, e seguindo um calendário a ser divulgado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que será disponibilizado no Portal da Educação. O procedimento também inclui a efetivação do cadastro por meio do Portal ou Aplicativo do SAC Digital, mas é necessário que, dentro do período de 24 horas, se dirijam pessoalmente à Unidade de Ensino para apresentação da documentação exigida.

O novo serviço de matrícula online foi incorporada à plataforma do SAC Digital a partir de uma parceria da Secretaria da Educação do Estado, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os estudantes já matriculados na rede pública estadual de Ensino e com frequência regular ainda poderão realizar renovação da matrícula de forma presencial na Instituição onde estudam, caso prefiram.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Educação do Estado.

Foto de Capa: Pixabay.

Jornal do Sudoeste

Categorias