Estudantes da Uesb desenvolvem aplicativo para facilitar transporte intermunicipal

Da Redação*

 

Foto: Divulgação/ Ascom-Uesb.

Navan. Esse é o nome do aplicativo que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o transporte intermunicipal de passageiros no Sudoeste Baiano, idealizado por estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, Cássio Meira, Dionleno Oliveira e Pedro Cordeiro, e também pela aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Liliane Santos.

Como um polo de Educação da região, Vitória da Conquista costuma atrair pessoas de diversos municípios do Sudoeste e até de outras regiões da Bahia. Foi pensando nessa realidade e no grande fluxo de estudantes voltando para suas cidades de origem nos períodos de férias ou recesso das aulas na faculdade, a fim de visitarem suas famílias, que Cássio Meira, Dionleno Oliveira, Pedro Cordeiro e Liliane Santos criaram a ferramenta.

Além disso, de acordo com Cássio Meira, a ideia do aplicativo Navan veio a partir da identificação da dificuldade das pequenas empresas de transporte intermunicipal gerenciarem suas atividades sem um sistema informatizado e da dificuldade dos usuários em agendarem passagens e encontrarem opções de transporte que fazem as linhas de Vitória da Conquista a outros municípios.

“Como cientista da computação, a experiência permite aplicar uma ampla parte de conhecimento teórico na prática e se aperfeiçoar na tecnologia. Como cidadão, a satisfação é saber que alunos de graduação têm a capacidade de desenvolver projetos que ajudem a sociedade como um todo, facilitando a vida das pessoas nessa era digital”, conclui o estudante Cássio Meira.

O aplicativo Navan está disponível para download gratuito por meio da loja Google Play, disponível em dispositivos com sistema operacional Android. Ao se cadastrar na ferramenta, o usuário pode consultar as empresas que operam nos municípios, os valores das passagens e realizar pagamentos via cartão de crédito. Além disso, é possível ainda acompanhar em tempo real a localização dos veículos dentro da cidade e agendar passagens. Por outro lado, o aplicativo também realiza o cadastro das empresas interessadas, para que possam gerenciar suas atividades e divulgar seu negócio por meio da ferramenta.

O projeto que deu origem ao aplicativo Navan contou com a orientação do professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet) da Uesb, campus de Vitória da Conquista, Marlos André de Oliveira, através das atividades do Grupo de Pesquisa Otimização, Programação e Simulação de Sistemas.

 

 

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

Foto de Capa: Divulgação/ Ascom-Uesb.

Jornal do Sudoeste

Categorias