Estudantes revitalizam áreas verdes no entorno da escola em Itapetinga

Estudantes do Ginásio Agro Industrial de Itapetinga estão revitalizando áreas verdes no entorno da Unidade Escolar. A atividade multidisciplinar envolve a construção de uma horta e de um jardim, com reciclagem de pneus, a partir do projeto Saúde na Escola em Ação, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. A ressignificação dos espaços desperta nos alunos a consciência socioambiental e reforça o cuidado com o patrimônio escolar. 

Localizada no fundo do Ginásio, a horta está em fase de preparação. Os estudantes já realizaram a limpeza e colocaram adubo orgânico no solo, para que, brevemente, sejam jogadas as sementes de coentro, cebolinha, alface, tomate, couve e abóbora, entre outros legumes e hortaliças, que servirão para uso na alimentação escolar. 

As etapas seguintes de colheita e irrigação estarão a cargo dos próprios alunos. “A iniciativa da horta é muito bacana porque, através dela, revitalizamos a área da Escola, tornando o ambiente mais agradável e sustentável. Além disso, teremos produtos orgânicos em mãos, para uma alimentação saudável, contribuindo para o bem da nossa saúde”, declara Mateus Rocha, 18 anos, estudante do 2º ano. 

O jardim, por sua vez, é o que mais anima os alunos que, como Kayane Queiroz, 16, do 2º ano, ficaram responsáveis pela criação do espaço. “Estou achando maravilhoso participar desta ação, que vai deixar a nossa escola florida, colorida e agradável. Vai ficar tudo muito lindo”. A aluna revela ainda que os pneus usados como canteiros são recolhidos por eles nas borracharias da cidade. 

Protagonismo estudantil

De acordo com a professora Rosineide Malta, o objetivo principal do projeto de revitalização da área verde da unidade escolar é promover o protagonismo estudantil. “Buscamos trabalhar com os nossos alunos a conscientização ambiental, de forma multidisciplinar, criando neles o senso do cuidado com o seu ambiente escolar. Percebo que, desde então, os estudantes tomam conta da escola com a propriedade do pertencimento”. 

Além disso, destaca a educadora, à medida em que eles tiram os pneus em desuso do meio ambiente e os transformam em canteiros, estão contribuindo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias