Estudantes se engajam na luta pela prevenção ao Coronavírus

Por Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

 

As escolas da rede estadual estão mobilizadas em ações de prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19). As novas ações pedagógicas – que reforçam as atividades já desenvolvidas durante o ano letivo, por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola –  estão sendo orientadas pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), e incluem, além da higienização frequente das mãos, rodas de conversa e palestras, envolvendo toda a comunidade escolar e as famílias. Ainda entre as orientações está a de que se evite atividades que atraiam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo COVID-19.

Em Salvador, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) promoveu, na tarde desta quarta-feira (11), uma roda de conversa com a professora de Biologia Aidil Garcez, da Oficina de Biotec, reforçando as orientações de como se prevenir. “O papel do educador é orientar, esclarecer, informar. Então, estamos levando o conhecimento de um assunto que o mundo inteiro discute. Se todos se conscientizam, fica mais fácil evitar a contaminação”, declarou a vice-diretora do CJCC de Salvador, Ianê Barbosa. A gestora destacou, ainda, que foi distribuído álcool gel 70º aos participantes.

Durante a atividade, os estudantes também conheceram o funcionamento do aplicativo “Coronavírus – SUS” desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com Ministério da Saúde. O aplicativo, que pode ser baixado nas lojas Play Store e App Store, contém informações úteis para o combate e a prevenção ao Coronavírus. Também foram repassadas as orientações da nota conjunta emitida pelas secretarias da Saúde e da Educação do Estado da Bahia relacionadas à prevenção da doença, que  podem ser acessadas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

A comunidade escolar também está engajada na prevenção ao COVID-19 no interior. O assunto entrou na pauta de atividades desenvolvidas pelos estudantes de cursos técnicos de nível médio. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, por exemplo, os estudantes do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas fizeram um levantamento minucioso sobre o vírus e realizaram uma exposição, com a montagem de estandes no pátio do CEEP, socializando informações com os colegas. “Durante a exposição, eles apresentaram o histórico do vírus e as formas de prevenção, sob a supervisão dos professores. Na próxima semana, ainda sem data definida, realizaremos uma palestra voltada ao tema no turno matutino para contemplar os estudantes desse período”, relatou a diretora do CEEP, Josonita Marinho.
Foto de Capa: Pixabay.

Jornal do Sudoeste

Materias Recentes

Categorias ,