POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)
Nos dias 18 e 19 de outubro, o Centro Estadual de Educação Profissional de Guanambi sediou o XXIV Encontro Regional de Surdos, promovido pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência Auditiva (Apada). Reconhecido como um dos maiores eventos voltados à comunidade surda no interior da Bahia, o encontro reuniu cerca de 220 participantes, oriundos de 31 municípios baianos, além de representantes dos Estados de Minas Gerais e Sergipe.
Com ênfase na inclusão, no fortalecimento da identidade surda e na valorização dos direitos linguísticos e culturais, o Encontro apresentou uma programação diversificada e marcada por momentos de emoção, celebração e reconhecimento da trajetória da comunidade surda.
A abertura do XXIV Encontro Regional de Surdos foi marcada pela palestra da professora Verena Gila Fontes, surda e referência nas áreas de Libras e Artes Visuais. Com o tema “Direitos Linguísticos e Acessibilidade das Pessoas Surdas”, a apresentação trouxe reflexões profundas sobre inclusão e garantias legais da comunidade surda.
O momento também foi enriquecido pela participação do Grupo Libras Kids, formado por crianças CoDAs (filhos de pais surdos), que emocionaram o público com uma vibrante apresentação em Língua Brasileira de Sinais, celebrando a cultura e a identidade surda desde a infância.
Antes do encerramento, foi definido que as duas próximas edições do Encontro, em 2026 e 2027, serão realizadas, respectivamente em Vitória da Conquista e Tanque Novo.
Como parte da programação oficial, personalidades e apoiadores da causa surda foram agraciados com placas de reconhecimento, em uma homenagem simbólica que destacou o compromisso e a dedicação à promoção da inclusão. A programação também contou com atividades culturais, gincanas e desafios de raciocínio lógico, que estimularam a interação, o trabalho em equipe e o espírito de colaboração entre os participantes.
O encerramento do Encontro foi marcado pela entrega de Certificados, gesto que representou o fortalecimento dos vínculos de amizade, respeito e apoio mútuo entre os participantes. Mais do que uma cerimônia festiva, o evento reafirmou o compromisso coletivo com a promoção da acessibilidade e a defesa dos direitos linguísticos, consolidando-se como um marco regional na valorização da identidade e da cultura surda.
Foto: Divulgação




