77 3441-7081 — [email protected]

Ex-prefeito comemora confirmação da implantação do curso de Medicina em Guanambi

Por Lucimar Almeida

No âmbito do Programa Mais Médicos e com a proposta de expandir e interiorizar a formação médica, oportunizando aos municípios mais distantes das capitais a oferta de profissionais e acesso aos serviços de Saúde e consultas com especialistas à população, o Governo Federal, através do Ministério da Educação, vem autorizando, obedecidos critérios, a implantação de cursos de graduação em Medicina em diversos municípios do interior do País.

Guanambi foi um dos municípios selecionados e, depois de cumprida todas as etapas, no último dia 2, foi publicado no Diário Oficial da União as Portarias nºs 541 e 542, autorizando a implantação do curso e credenciando a Faculdades Integradas Pitágoras (FIP Guanambi), mantida pela Sociedade Padrão e Educação Superior Ltda, a iniciar as atividades.

O ex-prefeito e candidato a uma cadeira na Câmara Federal nas eleições previstas para o próximo dia 7 de outubro, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), um dos articuladores do processo que culminou com a escolha do município para sediar o curso de Medicina do Programa Mais Médicos, em entrevista exclusiva ao JS, na tarde do domingo (5), comemorou a oficialização pelo Ministério da Educação do projeto, destacando que a implantação do curso no município, o segundo curso de graduação em Medicina da cidade, transformará Guanambi e sua microrregião em um grande pólo educacional, além de proporcionar geração de renda e recursos para a economia guanambiense.

“[A quinta-feira, 2 de agosto] Foi um dia muito especial para Guanambi e que ficará na história da nossa cidade. A autorização para o funcionamento  do curso de Medicina pela FIP Guanamabi consolida um processo da regionalização e descentralização da Saúde Pública no Estado e Guanambi como um dos principais polos educacionais e de Saúde da Bahia. Com a implantação do curso de Medicina, o segundo que Guanambi vai sediar, a população guanambiense e dos municípios da macrorregião só têm a ganhar. Depois das conquistas da Policlínica Regional de Saúde, a chegada do curso de Medicina vai assegurar que a população regional tenha ampliado o acesso a especialidades, exames, diagnósticos e tratamentos de Saúde sem a necessidade de percorrer grandes distâncias”, pontuou Charles Fernandes.

O ex-gestor e candidato a Câmara Federal reforçou, assim como a população guanambiense, sentir-se honrado em poder ter participado de forma efetiva para que o município pudesse ter sido escolhido para sediar o curso de graduação em Medicina do Programa Mais Médicos. Aproveitou para destacar o trabalho desenvolvido em sua gestão e que hoje tem continuidade, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Nesse momento de comemoração pela conquista do curso de Medicina não poderia deixar de destacar e homenagear o brilhante trabalho desenvolvido por toda a equipe do meu Governo – que vem tendo continuidade na gestão Jairo Magalhães – para que pudéssemos atender a todas as exigências do Ministério da Educação e, principalmente, no dia a dia, no atendimento diário à nossa população e aos pacientes dos municípios da região, que permitiram os avanços e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Avançamos muito e vamos continuar avançando ainda mais”, comemorou Charles Fernandes.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,