77 3441-7081 — [email protected]

Faesbah declara voto em Custódio Brito e José Barreira

Da Redação

A Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah), entidade que reúne mais de trinta Associações de Pequenos Produtores Rurais Familiares dos municípios de Igaporã, Matina, Riacho de Santana e Palmas de Monte Alto, declarou oficialmente, na terça-feira, 3, voto aos candidatos Custódio Lacerda Brito (PHS) e José Barreira de Alencar filho (PCdoB), respectivamente à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do Estado, além de reafirmar o apoio à candidatura à reeleição do governador Rui Costa dos Santos (PT). A Faesbah divulgou uma ‘Carta Aberta à População” (leia a íntegra abaixo), reafirmando ser um movimento social apartidário que tem como proposta “a defesa intransigentes dos interesses comuns” dos seus associados e do homem do campo da região.

Segundo apurou a reportagem do JS, a decisão da Entidade e associados em substituir o apoio formalizado no início da campanha eleitoral à candidatura do ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), pela do advogado Custódio Lacerda Brito (PHS), postulantes a uma cadeira na Câmara Federal, foi adotada por 93% dos votos do Colegiado e prontamente acatada por todas as Associações.

De acordo com produtores rurais associados à Entidade ouvidos pela reportagem do JS, pesaram contra o candidato Charles Fernandes (PSD) e foi determinante para que o apoio fosse revisto dois fatos.

O primeiro, que consideraram mais relevante, foi o afastamento do candidato, que não teria sinalizado uma maior aproximação com as Associações, o que teria permitido a dúvida em relação ao cumprimento dos compromissos assumidos após as eleições. “Diferentemente do candidato Zé Barreira [ex-prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho (PCdoB), candidato a deputado estadual], que tem mantido contatos frequentes não apenas com os dirigentes, mas principalmente com os produtores rurais em suas localidades, o candidato Charles Fernandes esteve reunido na sede da Faesbah com representantes das Associações, assumiu compromissos e não mais retornou ou fez contatos que fizessem com que tivéssemos fortalecida a confiança de que seriamos, realmente, representados por ele caso eleito”, afirmou o Diretor de Formação Comunitária da Entidade, José de Souza Lopes (Associação de Alecrim II – Riacho de Santana), falando em nome da Federação.

O segundo fato, destacou o presidente da Faesbah, Lucimar Almeida da Silva (Associação de Terra do Arroz – Riacho de Santana), refere-se às decisões desfavoráveis ao candidato prolatadas pela Justiça Eleitoral baiana [64ª zona Eleitoral/Guanambi e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia] que, embora não tenham determinado a cassação, mantiveram a candidatura sob judice, o que significa dizer que o ex-prefeito guanambiense poderá (pesquisa informal do JS aponta essa possibilidade como real) ser eleito, mas ter os votos anulados.

“Não podemos fazer exercícios de adivinhação ou prever o futuro, mas as Associações, através de suas representações e lideranças, se já estavam insatisfeitas com a forma como o afastamento do candidato, que não fez qualquer aceno para visitar as Associações e consolidar o apoio que foi definido com a Faesbah, a notícia da possibilidade de sua candidatura ser cassada, antes ou depois das eleições, fez com que a insatisfação crescesse e a Diretoria fosse pressionada a adotar um novo posicionamento”, observou o presidente da Entidade.

A opção pelo nome do advogado Custódio Lacerda foi adotada consensualmente pela Faesbah, depois que 93% das Associações votaram pelo apoio ao candidato do PHS, segundo seus dirigentes, e também de serem ouvidas as bases. A presença do candidato em uma reunião, na qual expôs o motivo pelo qual está se colocando como opção para o eleitorado da região e assumiu de pronto as propostas que a Entidade listou como prioridades para a região, aliada à sua credibilidade e respeitabilidade – “Dr. Custódio é conhecido, pessoalmente ou por nome, por praticamente todos os associados”, disse um produtor rural associado a Faesbah – contribuíram para que seu nome fosse homologado por expressiva maioria.

Os dirigentes da Faesbah também apontaram, como fator positivo para a aceitação do nome do candidato Custódio Lacerda Brito o fato dele não ter, em nenhum momento, contestado a participação, como representante da Entidade, do candidato Zé Barreira, que é sabidamente seu adversário político em Caetité. “Pelo contrário, Dr. Custódio não só aplaudiu a nossa escolha como disse que está pronto para trabalhar junto com Zé Barreira, eleitos ou não, para que as demandas da região sejam atendidas”, disse o Diretor de Informação Comunitária da Faesbah, José de Souza Lopes. Ele ressaltou que o candidato Custódio Brito teria deixado claro que as questões locais de Caetité são pontuais, que os dois, embora em campos ideológicos e programáticos divergentes, cada um a seu modo, pensam no bem estar da coletividade.

‘Nos impressionou muito a firmeza e a serenidade, além do conhecimento da realidade do homem do campo demonstrada pelo Dr. Custódio. Mais ainda, sua disponibilidade para continuar a interlocução com a Faesbah indiferentemente do resultado das urnas”, concluiu Lucimar Almeida da Silva.

Confira a íntegra da Carta Aberta da Faesbah:

 

       CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Caro (a) Amigo (a), estamos próximos das Eleições 2018, quando você será convocado (a) a votar e escolher representantes para ocupar a Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Não se tem dúvidas, que o momento é muito importante e seu voto faz enorme diferença. Estamos sim, todos e todas muito chateados com o cenário e com o sistema político atual, mas não podemos permitir que essa chateação nos afaste a esperança em conquistar dias melhores e mais felizes.

É muito importante lembrar que a Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah) é um MOVIMENTO SOCIAL APÁRTIDARIO e que tem como bandeira, a defesa intransigente dos interesses comuns. Reunimos atualmente, mais de trinta Associações dos municípios de Riacho de Santana, Igaporã, Matina e Palmas de Monte Alto, e ao custo de muito trabalho, construímos uma pauta de reivindicações que prioriza o atendimento ao homem e a mulher do campo, mas que pensa também na população urbana, pois quando a comunidade rural vai bem, quem mora  na cidade também pode desfrutar de fartura e de melhores condições de vida.

Realizamos desde o mês de janeiro de 2018, inúmeras reuniões para debater e deliberar democraticamente pelo apoio a candidatos aos cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal e a Governador da Bahia. Possivelmente, assumimos o pioneirismo na região nesse procedimento envolvendo os movimentos sociais. A luta não foi fácil, foi cansativa e desgastante. Teve contratempos e indisposição, mas nada que superasse a vontade de vencer da Faesbah e das Associações Afiliadas.

Chegamos a aprovar o apoio a nomes de candidatos e posteriormente deliberar em contrário, pois surgiram dúvidas, ausência de diálogos e até decisões da justiça eleitoral que colocaram sobjudice a candidatura de nomes já escolhidos pela Faesbah. Ao final,  as DECISÕES SOBERANAS DO COLEGIADO DA FAESBAH redefiniram as rotas.

Propusemos que os candidatos assumissem publicamente: 1. O compromisso de lutar junto com a Faesbah e com as Associações, se eleito forem, em busca da viabilização do atendimento das Demandas apontadas no Relatório de Diagnóstico Conhecer Para Avançar na Luta, e inclusive, inserir nos Orçamentos do Estado e da União, Emendas Impositivas; 2. O compromisso de instalarem individualmente, se eleitos forem, na Região Central da Faesbah, uma Assessoria Parlamentar sob a indicação da Federação de Associações do Estado da Bahia; 3. O compromisso de não conduzirem para as reuniões e ou eventos promovidos ou organizados pela Faesbah e ou por suas Associações Afiliadas, agentes e ou personagens políticos de qualquer sigla e ou município, sem o devido convite ou autorização formal da Faesbah e ou das Associações Afiliadas.

Diante dos compromissos assumidos, pela esperança em dias melhores, e pela esperança de poder contribuir ainda mais com a melhoria e a evolução dos municípios de Riacho de Santana, Igaporã, Matina e Palmas de Monte Alto, é que a Federação de Associações do Estado da Bahia orienta e pede o voto em José Barreira de Alencar Filho ao Cargo de Deputado Estadual, Dr. Custódio Lacerda Brito ao Cargo de Deputado Federal, e, em Rui Costa dos Santos ao Cargo de Governador da Bahia. Pedimos o Voto para quem tem compromissos com nossa Região, com a Bahia e com o Brasil.

VOTE: ZE BARREIRA DEPUTADO ESTADUAL N. 65400; VOTE: DR. CUSTODIO BRITO DEPUTADO FEDERAL N. 3133; VOTE: RUI COSTA GOVERNADOR N. 13.

 

Riacho de Santana, Bahia, em 02 de outubro de 2018.

 

Federação de Associações do Estado da Bahia

FAESBAH – Novos Tempos, Novos Vôos!

Antônio Luiz da Silva

Categorias