Festival Suíça Bahiana promove ações de sustentabilidade em oitava edição

Evento pretende coletar meia tonelada de materiais recicláveis em parceria com o projeto Mãos que Reciclam

Por: Vagalume Press

Vitória da Conquista sedia neste final de semana a oitava edição do Festival Suíça Bahiana (FSB). Com o tema “Nada Será Como Antes”, o evento será realizado nos próximos dias 5 e 6, no Centro Glauber Rocha de Educação e Cultura, de forma gratuita, a partir das 13h. Além das 20 atrações musicais, que se revezarão em dois palcos, o FSB vai contar com Espaço Kids, Feira Gastronômica, Flash Tattoo, Mercado Cultural e promoverá ações de sustentabilidade.

As ações irão perpassar pela presença do projeto Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública da Bahia, que fará a coleta de materiais recicláveis e a conscientização do público sobre coleta seletiva nos dois dias do evento. O FSB tem como meta coletar meia tonelada de materiais recicláveis, incluindo lacres de latinhas de alumínio, que serão destinados para a Casa do Amor, e trocados por cadeiras de rodas, através da campanha “Lacre do Bem”.

“O programa busca potencializar os impactos positivos e mitigar os impactos negativos que um festival desse tamanho tem na cidade. Nosso foco são os resíduos sólidos, nós faremos a separação desses resíduos, que é uma ação que tem a participação do público. A gente traz o projeto Mãos que Reciclam para dentro do evento para poder trabalhar com a reciclagem, e promover um impacto positivo nas famílias que vivem desse tipo de renda. Queremos dar visibilidade a profissão que eles têm para que as pessoas conheçam melhor como funciona esse trabalho ”, explica Laís Liziane, da Prisma Sustentare, empresa organizadora do programa.

“Dentro do nosso stand terão várias atividades de educação ambiental também, para que todo mundo entenda qual o caminho dos resíduos, qual a importância da separação e da geração de renda para os catadores, e que diferença cada ação nossa faz até os resíduos chegarem no aterro sanitário da cidade”, destaca.

Além das ações de incentivo ao cuidado com o meio ambiente, também estão previstas atividades de conscientização sobre assédio, responsabilidade no trânsito e doação de alimentos para o projeto Alimenta Conquista.

O FSB 2022 é realizado pelo Coletivo Suíça Bahiana, afiliado da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Conta ainda com apoio institucional do Sistema Uesb de TV e Rádio (SURTE),  apoio financeiro da Unimed do Sudoeste, Rede UniFTC, Prisma Sustentare, Carranca Tattoo, Casa Aberta, Quality Internet, e parceria da Vagalume Press, Darka Cerimonial, Hub Conquista, Mercês Designer, Cine Joab Soares, Café do Vô Boca, Pinhóli Restaurante, Pizzaria Capitão Gancho, Podcast Enlivre-se e Aconchego Dance.

Foto de Capa: Prisma Sustentare

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,