Fetipa realiza seminário “A explosão da fábrica de fogos e o trabalho infantil”

Por Ascom Setre

 

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia (FETIPA) realiza, na próxima sexta-feira (11), o seminário “A explosão da fábrica de fogos e o trabalho infantil: a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”. O evento acontece das 9h às 12h, via plataforma digital Zoom.

Os interessados devem realizar inscrição através do seguinte endereço: www.even3.com.br/seminariofetipa2020. Haverá certificado de participação.

A proposta do seminário é promover o diálogo sobre como a tragédia ocorrida no dia 11 de dezembro de 1998, em Santo Antônio de Jesus, revelou as precárias condições de trabalho às quais as vítimas eram expostas. Na ocasião, 64 pessoas morreram na explosão de uma fábrica clandestina de fogos, sendo a maioria delas mulheres e crianças negras.

Neste ano, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) por graves violações de direitos humanos. Trata-se de uma sentença histórica, que reconhece padrões de discriminação estrutural e interseccional para determinar a responsabilidade do Estado Brasileiro e Baiano.

 

Foto de Capa: Reprodução/TV Bahia.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,