Covid-19: Fiocruz publica nota técnica sobre situação epidemiológica do AM

Segundo dados nacionais da vigilância de SRAG, a partir da Semana 34 (16/8 a 22/8), os pesquisadores observaram um sinal de retomada de crescimento na tendência de longo prazo nos casos tanto no estado do Amazonas, como na capital, em Manaus

 

Por Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira (29/9), uma nota técnica sobre a situação epidemiológica atual do estado do Amazonas e, em particular de sua capital, Manaus, decorrente da evolução da epidemia de Covid-19.

A nota, elaborada pelo Observatório Covid-19 Fiocruz e pela Fiocruz Amazônia, envolveu pesquisadores de diferentes laboratórios da Fiocruz (PROCC-Infogripe, LIS-Monitoracovid-19, DAPS-Ensp, ILMD) e reforça a contribuição da instituição na produção de informações técnicas, embasadas por dados e evidências científicas, que possam auxiliar no enfrentamento e na resposta à pandemia.

Segundo dados nacionais da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da Semana 34 (16/8 a 22/8), os pesquisadores observaram um sinal de retomada de crescimento na tendência de longo prazo nos casos tanto no estado, como na capital, em Manaus. A nota técnica pontua um crescimento ainda lento de casos, porém persistente.

Além da taxa de incidência de SRAG no Amazonas, o documento traz análises sobre a evolução de casos confirmados e óbitos de Covid-19, e ocupação de leitos de UTI no estado.

Em razão dos dados levantados, a nota aponta a necessidade de reforço das medidas de proteção individual e coletiva, assim como o aumento na capacidade da testagem de casos suspeitos e contatos, e da vigilância epidemiológica local, com ampliação da captação de suspeitos por meio da demanda passiva e busca ativa de casos. Também indica necessidade de fortalecimento da rede no combate à Covid-19, dentro do caminho percorrido da atenção primaria à atenção terciária; e destaca a importância da realização de um estudo epidemiológico de campo na cidade de Manaus que possa auxiliar e orientar planejamento e monitoramento dessa epidemia.

Leia a nota técnica na íntegra.

 

Foto de Capa: Michael Dantas/AFP.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,