Gatilhos mentais de afeição, compromisso e coerência

Nesta edição, Érica Ferraz explica alguns tipos de gatilhos

Por: Érica Ferraz/ Agência Brasil61

Hoje vamos falar sobre gatilhos de afeição, compromisso e coerência.

A base do compromisso e coerência é que as pessoas têm o desejo de parecerem coerentes com suas palavras, crenças, atitudes e ações. A coerência facilita a tomada de decisão e é valorizada pela sociedade. Desta forma, este atalho faz com que as pessoas tentem induzir você a tomar uma posição inicial que seja condizente com uma conduta que mais tarde pedirão de volta. Quanto mais público for o compromisso, mais difícil recuar porque você quer ser coerente.

Com relação a afeição, as pessoas preferem dizer “sim” a indivíduos que conhecem e que gostam. A atratividade física é um atalho para a afeição. Porém, se você não for um galã de novela ou a última gata do pedaço como a maioria dos mortais, você tem outra forma de usar esse atalho: se parecer com a outra pessoa, por exemplo, nos gestos, na respiração, no estilo de roupa. Não é imitar. Esta é uma técnica da programação neurolinguística muito usada em vendas, por exemplo. Quanto mais você for parecido com o outro, a pessoa terá mais afeição por você e estará apta a falar sim para o seu pedido.

EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!    

Quer saber mais? Aperte o play e escute o podcast Comunicação Positiva!

Foto de Capa: Brasil 61

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,