redacao@jornaldosudoeste.com

Governo da Bahia propõe estadualização de Hospital Municipal de Caetité para ampliar e melhorar oferta de tratamento oncológico

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR REDAÇÃO JS (redacao@jornaldosudoeste.com)

O Governo da Bahia apresentou, na última quarta-feira (5), a proposta de estadualização do Hospital Municipal de Caetité Doutor Ricardo de Tadeu Ladeia, com o objetivo de fortalecer a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A iniciativa foi detalhada durante reunião com prefeitos e representantes dos municípios associados ao Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, conduzida pela secretária de Estado da Saúde da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana, e pelo secretário de Estado de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Henrique Almeida Loyola.

Segundo a secretaria de Estado da Saúde da Bahia, a proposta é fruto de uma parceria entre o governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT), o Governo Federal e o ministro de Estado da Saúde Alexandre Rocha Santos Padilha. “Queremos garantir a plena capacidade de funcionamento da Unacon, que hoje atende 19 municípios. A proposta será submetida à Câmara de Vereadores (dos municípios consorciados) e visa ampliar os serviços oferecidos, como Quimioterapia, Cirurgia Oncológica, Ortopedia, Endoscopia e Colonoscopia, assegurando o cuidado integral no tratamento do Câncer”, afirmou.

A proposta prevê que o Hospital passe a integrar a Rede Própria Estadual, sob gestão indireta, com estrutura incorporada ao Estado. O atendimento será referenciado, com acesso direto apenas para pacientes oncológicos regulados pela Central Estadual.

Entre os serviços previstos estão:

∙ Cirurgias Gerais e Ortopédicas, inclusive por vídeo

∙ Atendimento de Urgência e Emergência

∙ Diagnóstico por Imagem

∙ Laboratório e Anatomia Patológica

∙ Fisioterapia e reabilitação

∙  Endoscopia e Colonoscopia

∙ Quimioterapia

∙ Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Tipo II

O secretário de Estado de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com as regiões do interior baiano. Ele afirmou que a presença do Consórcio Interfederativo no encontro reforça a intenção de desenvolver políticas públicas baseadas no diálogo e no respeito às particularidades de cada Território. Loyola destacou ainda a determinação de promover o cuidado às pessoas em todos os 417 municípios da Bahia.

A reunião que tratou da proposta de estadualização do Hospital Municipal de Caetité Doutor Ricardo de Tadeu Ladeia (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon), contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios associados ao Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão – Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Adolpho Loyola ressalrtou ainda que a estadualização do Hospital Municipal de Caetité Doutor Ricardo de Tadeu Ladeia (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon) representa um passo importante na política de Saúde do Estado, alinhada ao compromisso de garantir direitos básicos e melhorar a qualidade de vida da população. A previsão é de que, após aprovação, as melhorias comecem a ser implementadas ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Foto: Divulgação/Ascom Sesab GovBA

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 755