Governo equipa primeiro laboratório da rede de ciência e tecnologia da Bahia

Uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem garantido condições para avanços importantes no campo da pesquisa científica. Localizado no campus Ondina da Instituição de Ensino, que completa 70 anos em 2016, o laboratório permite a estudantes universitários, empresários e inventores independentes colocar em prática conceitos e projetos desenvolvidos em contexto acadêmico ou empresarial.

O chamado Espaço Aberto de Criação e Inovação (IHACLab-i) instalado na Ufba é o primeiro de uma rede planejada pela Secti para ser implantada na Bahia. O titular da secretaria, Manoel Mendonça, visitou o laboratório, na sexta-feira (15), quando participou de uma oficina de treinamento para manipulação de equipamentos científicos, como a máquina de corte de acrílico e impressora 3D. Mendonça destacou a importância de investir no desenvolvimento tecnológico em longo prazo.

O secretário Manoel Mendonçla visitou o Laboratório e conhceu o funcionamento de equipamentos

Ações práticas no campo da ciência

“A Ufba sempre foi uma referência de Ensino no que tange à teoria e agora ganha esse laboratório para que as pessoas tenham a oportunidade de realizar ações práticas no campo da ciência. Isso é importante para […] testes e a construção de novas tecnologias, que podem fazer a diferença no futuro”, ressalta o secretário.

Quarenta e seis itens de mobiliário e equipamentos foram doados pelo Governo do Estado. A impressora 3D, que transforma em algo palpável o que antes era demonstrado apenas nas telas de computadores, foi uma das máquinas doadas, contribuindo para diversos projetos de Arquitetura, Engenharia, entre outras áreas. “Estou construindo uma planta moderna da Reitoria da Ufba e colocando em prática os conceitos que aprendi em sala de aula. Sem dúvida estou aprendendo muito mais desta maneira”, diz o universitário Lucas Fernandes.

O uso dos equipamentos não envolve burocracia. Basta agendar um horário, através do [email protected], para garantir um acompanhamento adequado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3283-6987.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias