Há mais portugueses saindo de Portugal do que brasileiros deixando o Brasil

As relações migratórias entre Brasil e Portugal estão se intensificando, quais são os benefícios e problemas desse comportamento?

Por: MF Press Global

Os acordos entre Brasil e Portugal que buscam facilitar a migração entre os países, faz com que o país lusitano seja o principal destino dos brasileiros que vão para fora do país.

Os números são crescentes, segundo o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – de Portugal, entre 2018 e 2022, houve um aumento de mais de 100% no número de brasileiros com visto de residência em Portugal.

Apesar disso, o número de portugueses deixando o país ainda é superior à quantidade de brasileiros saindo do Brasil, como explica o contabilista português, Joaquim Moreira.

“Proporcionalmente, relativo à quantidade de habitantes vs a quantidade dos que saem. Sai mais portugueses de Portugal do que brasileiros saem do Brasil. Tivemos quase um milhão de brasileiros vindos para Portugal, num país de 230 milhões. Em Portugal, com 10 milhões de habitantes, 20% estão fora do país”.

Entre 2010 e 2013, o número de portugueses deixando o país cresceu mais de 50%, tornando Portugal o país da União Europeia com mais imigrantes proporcionalmente à população residente.

No Brasil, entre 2012 e 2021 houve um aumento de cerca de 122% na emigração, mas apesar disso, em comparação com os mais de 200 milhões de residentes do país, há proporcionalmente um menor êxodo que em Portugal.

A relação entre os dois países gera choque culturais que acabam se desenvolvendo em xenofobia, o que, segundo Joaquim Moreira, não é lógico.

“Atualmente existem 5 milhões de portugueses no Brasil, um milhão de brasileiros em Portugal. Não faz sentido a xenofobia”.

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,