Hemoba convida voluntários para a Semana Nacional do Doador de Sangue

Por: Assessoria de Comunicação/Hemoba

 

Além de homenagear e agradecer aos voluntários à doação, a Semana Nacional do Doador de Sangue, promovida pela Hemoba com o tema “Torcida pela Vida: sua doação já é gol!”, tem o objetivo de mobilizar e incentivar a sociedade baiana a ir aos postos de coleta para realizar a doação. Apesar das ações da campanha previstas para até o próximo domingo (27/11), o estoque de sangue continua crítico para atender a demanda dos hospitais do estado, principalmente, os tipos sanguíneos O+, O-, B+ e B-. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário.

Na programação da Semana do Doador, estão previstos shows musicais de cantores e bandas. Nesta quarta-feira (24/11), Felipe Bandeira estará presente a partir das 8h30. Em 25/11, Dia Nacional do Doador de Sangue, ocorrerão as apresentações de Pedro Julius, às 7h30, e Del Feliz e Samba Prioridade, às 11h30. No sábado (26/11), teremos a Banda  Paroano Sai Milhó, às 7h30, quando serão distribuídos brinquedos para as crianças do Ambulatório da Hemoba.

Encerramento – Para o encerramento da campanha, acontecerá no domingo (27/11) um torneio de futebol solidário no Estádio de Pituaçu, a partir das 9h, em parceria com a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). Terá a participação do Hemoba FC, time de futebol da Fundação, e dos jogadores veteranos de Bahia e Vitória associados da AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia), como também as presenças de artistas (Renanzinho CBX, Água Fresca, Del Feliz, Dan Valente, entre outros) e influenciadores digitais (Nildo Oliveira, Leozito, Anderson Simplício, Alda, entre outros). O evento contará com um jogo demonstração (20 minutos) de BAVI do futebol de amputados, uma iniciativa da Associação Baiana de Desportos para Adaptados (ABDA). Além disso, haverá apresentação musical de um minitrio e a entrega de medalhas. Os ingressos gratuitos para os jogos estão sendo distribuídos nos postos de coleta da Hemoba, no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping e nas unidades do Laboratório Linus Pauling.

O Hemoba FC foi criado em 2020 para promover a confraternização entre os colaboradores da Fundação e divulgar a prática da doação de sangue, em Salvador. Mensalmente, acontece uma partida com outras equipes de hospitais públicos, particulares ou filantrópicos em um campo de futebol no bairro do STIEP. Os encontros também são uma oportunidade para conscientizar os jogadores e seus amigos e parentes presentes para a importância da doação de sangue. O Hemoba FC tem a participação de mais de 30 colaboradores da instituição e de alguns doadores fidelizados.

Horário de funcionamento na Copa – Durante a Copa do Mundo 2022, as unidades da Hemoba na capital e no interior encerrarão o atendimento uma hora antes dos jogos da Seleção Brasileira. Só abrirão os postos de coleta que tiverem grupos agendados.

Critérios para doação de sangue – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

 

 

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,